segunda-feira, 12 de outubro de 2009

EUCARISTIA

MISTÉRIO DA FÉ!

“Com essa exclamação pronunciada logo a seguir às palavras da consagração, o sacerdote proclama o mistério celebrado e manifesta seu enlevo diante da conversão substancial do pão e do vinho no corpo e sangue do Senhor Jesus, realidade que ultrapassa toda a compreensão humana”. Com estas palavras o Papa Bento XVI inicia a o documento Sacramentum Caritatis.
Elas nos motivam a refletir mais intensamente sobre a Eucaristia que celebramos, comungamos e adoramos. Afinal de contas, nossas atitudes em relação à Eucaristia são motivadas por quais razões e em que medida compreendemos o significado deste mistério? No contexto da missa a aclamação memorial, “EIS O MISTÉRIO DA FÉ”, quer significar que o mistério escondido agora se torna revelado e proclamado com a efusiva resposta da assembléia. Verdadeiramente a Eucaristia, enquanto ponto mais alto de toda a liturgia, é o mais excelso mistério.

Escondido na forma de alimento o Senhor se doa para que todos tenham vida. Esta convicção as primeiras comunidades cristãs experimentaram com muita propriedade e delas recebemos como herança os gestos fraternos e solidários de partilha e de fé. As narrativas que encontramos em Marcos, Mateus e Lucas que se completam na primeira carta aos Coríntios repetem as palavras de Jesus na ceia. Entretanto, os primeiros cristãos foram também compreendendo a dimensão da Eucaristia conforme a narrativa do lava-pés no evangelho de João, ou seja, não é coerente fazer memória de Jesus na ceia sem recordar sua dimensão de serviço. Sobre este aspecto o Papa João Paulo II recorda com firmeza na Encíclica Ecclesia de Eucharistia quando afirma que as palavras de Paulo aos coríntios declara indignos de comer o Corpo do Senhor aqueles que o fazem no contexto de indiferença para com os pobres e conclui dizendo que participar da Eucaristia implica em tornar-se Eucaristia. (Cf. número 20).

Celebrar a memória do Senhor até que ele venha é um imperativo para viver a caridade da mesma forma como o próprio Jesus se entregou por caridade em seu amor pelo mundo. Esta compreensão nos foi dada por Santo Tomás de Aquino na afirmação “ofereçam vocês aquilo que também eu ofereço, comam aquilo que eu dou, façam o que eu faço. Sofram por mim como eu sofro por vocês, dêem o seu corpo e o seu sangue uns pelos outros, dêem a sua vida uns pelos outros como eu dou o meu corpo e o meu sangue e por vocês dou a minha vida”. Nesta mesma direção encontramos a clássica afirmação de Santo Agostinho: “Recebam o Corpo de Cristo, sejam o Corpo de Cristo”. Deste modo podemos dizer com maior propriedade que a Eucaristia é realmente ‘MISTERIO DE FÉ’ que nos põe na estrada do serviço e do discipulado para que nossos povos tenham vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário