sábado, 31 de outubro de 2009

HOMILIA DA SOLENIDADE DE TODOS OS SANTOS



Faz parte do nosso modo de expressar admiração por alguma pessoa ou atitude, qualificá-la de Santo(a). Assim nós dizemos: fulano de tal é um santo! Beltrano é uma santidade em pessoa! Esta ou aquela prática é coisa dos santos! Ou ainda, quando queremos afirmar que nossa atitude deixa a desejar, então dizemos: Eu não sou nenhum santo!. E assim por diante.

Viemos hoje aqui celebrar a memória da Páscoa de Jesus. O Filho Santo de Deus, que por nós se entregou, derramou o seu sangue em vista da nossa santidade. No Jeito de viver de Jesus, muitos homens e mulheres se espelharam ao longo dos anos e a estes nós denominamos SANTOS!

Neste domingo a liturgia da Igreja nos ajuda a fazer memória desta multidão que recebem da Igreja o reconhecimento por suas obras e são colocados como modelo de vida para ser imitado.

As leituras previstas para este domingo indicam atitudes de quem chega ou quer chegar à santidade. Na primeira, do livro do Apocalipse o autor sugere que a virtude da santidade implica em permanecer de pé, isto é vigilantes, diante das dificuldades do mundo, e nesta condição a multidão poderá lavar suas roupas, ou seja suas vidas, no sangue do cordeiro.

A segunda leitura sugere pautar a vida no amor de Deus Pai, um amor sem limites e sem distinção. Uma das atitudes para esta condição é a prática da justiça.

No Evangelho Jesus aponta para a superação de si mesmo, As bem aventuranças apresentam os dois pólos a que estamos sujeitos: O ser como somos, e continuar assim, com nossos limites e dificuldades e a constante busca para que sejamos melhores. É uma luta entre o presente de imperfeições e o futuro com vida nova.

O modo mais fácil para fazer acontecer as bem-aventuranças em nós e no mundo nós rezamos no salmo 23: “quem subirá ao monte santo do Senhor, quem ficará em sua santa habitação? Quem tem mãos puras e coração inocente. Quem não dirige sua mente para o crime.

Que os santos e santas de Deus nos ajudem nesta missão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário