sábado, 24 de outubro de 2009

HOMILIA DO DIA 25 DE OUTUBRO 2009

HOMILIA DO DIA 25 DE OUTUBRO 2009 -
30° DOMINGO DO TEMPO COMUM

Hoje a Igreja no Brasil, celebra o dia nacional da juventude. Lembrando nossos jovens, somos chamados a rezar por eles, com suas dúvidas, alegrias, desafios e inseguranças. Um grande jornal da capital trouxe como matéria de capa a reflexão sobre os jovens e anunciava: “Um jovem entre 12 e 18 anos é assassinado a cada dois dias na grande Curitiba”. Esta dura realidade aponta para uma situação que todos sabem, mas que pouco ou nada se faz para evitar. Isto significa dizer: tem teoria mas não tem prática!
É exatamente o que aconteceu com os seguidores de Jesus no Evangelho de hoje. Andavam com ele, ouviam suas orientações, conheciam as escrituras, tinha ouvido Jesus dizer que é preciso se colocar a serviço e assim por diante.
Na hora em que ouvem o cego gritar, preferem que ele se cale. O grito daquele que precisa de ajuda lhes incomoda. Acontece neste caso a mesma situação do dia em que as crianças se aproximaram de Jesus e os discípulos queriam afastá-las. Agora é um cego que está na mira de ser calado. Jesus ouve e rompe os costumes dizendo: “chamem o cego”, este se aproxima e recebe a sentença: “vai sua fé salvou você”.

Esta atitude de Jesus confirma a esperança anunciada pelo profeta Jeremias: ele extravasa sua alegria confirmando a ação de Deus em favor do seu povo. Na leitura ouvimos: Exultai de alegria, eu reunirei o meu povo, entre eles há cegos, aleijados, mulheres grávidas, parturientes, são uma grande multidão os que retornam. Como o povo de outrora, nós também proclamamos e rezamos com o salmista:

Maravilhas fez conosco o Senhor, exultemos de alegria.
Ontem como hoje, o Senhor faz por nós maravilhas. De nossa parte a Eucaristia que viemos celebrar nos coloca no caminho da doação e da disponibilidade para seguir Jesus, colaborando com ele na transformação da sociedade. É preciso levantar a cabeça, o Senhor nos ama e nos mostra o caminho reto. Renovemos nossa fé no Senhor que nos devolve a vida, conforme já pedimos na oração: "Deus eterno e todo poderoso, aumentai em nós a fé, a esperança e dai-nos amar o que ordenais e alcançar o que prometeis".

“O Senhor fez por nós maravilhas;
Santo, santo, santo é seu nome!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário