sábado, 7 de novembro de 2009

HOMILIA PARA O DOMINGO 08 DE NOVEMBRO 2009

32° DO TEMPO COMUM


Convenhamos que a convivência humana, muitas vezes, pode ser chamada de sociedade das aparências. Então se cultua o bonito, aquilo que ostenta beleza e grandiosidade. E nesta concepção é muito fácil também instrumentalizar as pessoas e valorizar por que andam bem vestidas, tem roupas brilhantes, andam com carrão último modelo, ocupam um cargo importante, rezam muito, estão sempre na igreja, ajudam em todos os serviços da comunidade, e assim por diante.

Por incrível que pareça, as leituras deste domingo apresentam como modelo pessoas totalmente diferentes. Duas viúvas. Uma categoria totalmente sem credibilidade e amparo na sociedade daquela época. Uma delas, da qual fala a primeira leitura era pagã, seguia e acredita no deus de Baal.

O Evangelho conta o episódio conhecido como oferta da viúva pobre. O que fica muito claro nas palavras de Jesus é a repreensão que ele faz ao comportamento dos doutores da lei e outros entendidos do ser tempo que se mostravam perfeitos, corretos, justos, bons e todos os outros adjetivos que os colocava em situação de superioridade em relação aos demais. Enquanto valoriza a singeleza do gesto da pobre mulher. Jesus deixa claro que é importante discernir não segundo as aparências.

Na primeira leitura, o diálogo estabelecido entre a viúva e o profeta mostra quem é Deus e o que ele faz por aqueles que nele confiam. A pobre mulher reparte sua única segurança (uma medida de farinha e o resto do óleo na vasilha) seu gesto não fica sem resposta: Não faltou comida até que veio a chuva e se restabeleceu a normalidade da região.

O salmo nos chama a confiar no Senhor que age sempre em favor daqueles que não dispõem ou por sua simplicidade não tem necessidade de mostrar suas belezas, seu poder, sua sabedoria, suas roupas vistosas.

Ser discípulo de Jesus hoje significa praticar gestos e ter atitudes que sejam coerentes com os ensinamentos que deu outrora. Jesus não está de acordo com a pobreza, a miserabilidade, a falta de dignidade, nem tampouco abençoa e aceita que alguns se coloquem em atitude de superioridade em relação aos demais.

Vale para nós a recomendação de São Tiago: “Religião pura aos olhos de Deus implica cuidar dos órfãos e das viúvas em suas necessidades e não se deixar contaminar pelo mundo”(1,27).

Que, por esta eucaristia, o Senhor nos faça membros do seu corpo e autênticos apóstolos de uma sociedade e de uma Igreja muito melhor, mais coerente que precisa e pode ser transformada indo muito além das aparências.

2 comentários:

  1. Bom Dia, Pe. Elcio. Achei o link do seu blog na página da Ir. Adiles (no Orkut) e vim aqui para conferir. Concordo plenamente, quando no texto, o senhor nos diz que Jesus não está de acordo com a pobreza, a miserabilidade, a falta de dignidade e nem tampouco abençoa e aceita que alguns se coloquem em atitude de superioridade em relação aos demais. Penso que este seja o ponto nodal da questão, pois exige o "vigiai e orai" constante de todos nós, durante toda a nossa vida, buscando evitar a prática de injustiças (em todas as áreas). Veja que a seguir, vem são São Tiago com as palavras: “Religião pura aos olhos de Deus implica cuidar dos órfãos e das viúvas em suas necessidades e não se deixar contaminar pelo mundo”(1,27). Palavras profundas!!!!
    Um abraço e parabéns pelo blog.
    Também tenho blog, (claro, bem simples, não se compara com este), mas se quiser, pode visitar e comentar: http://marliborges.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo seu comentário. Todas as sugestões serão sempre muito bem vindas.
    Abraço
    Elcio

    ResponderExcluir