sábado, 21 de novembro de 2009

COMENTÁRIOS AO TEXTO DE DEMERVAL SAVIANI

FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ASPECTOS HISTÓRICOS

E TEÓRICOS DO PROBLEMA NO CONTEXTO BRASILEIRO


Sob a ótica do projeto de mestrado:
Policidadania: formação mistagógica do docente


Tratando da formação de professores o autor faz uma breve incursão pela história, recuperando a formação de docentes nos diversos períodos da história política do País. O autor contextualiza a formação dentro da realidade social e econômica em que se encerra o processo formativo.
Como nota conclusiva de toda a recuperação histórica o autor indica o que é uma verdade inegável: a formação de docentes no Brasil é descontínua, não é extensiva nem em quantidade nem em conteúdo. O alcance do processo formativo fica longe da grande maioria dos docentes a prática pedagógica normalmente não tem correspondido à expectativa dos formandos. Os conteúdos formativos também não atingiram os objetivos a que se propunham.
O autor sugere eleger a educação como máxima do desenvolvimento. O que implica num processo que abrace todas as dimensões da sociedade (economia, política, humanidades). Somente esta realidade irá trazer outras consequências para o processo formativo bem como para os educadores e dará nova configuração à formação de docentes.
Ao afirmar que é necessário transformar a docência numa profissão atraente, nós entendemos que a este processo se chama criar mística para o processo formativo.

REFERÊNCIA
Demerval Saviani, Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, V.14, n49, jan./abr.2009.

Um comentário:

  1. Uma síntese valiosa, principalmente quanto a percepção política do texto...

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