sábado, 28 de novembro de 2009

HOMILIA DO DIA 29 DE NOVEMBRO 2009

1° DOMINGO DO ADVENTO


Leituras: Jeremias, 33, 14-16; Salmo 24(25) 4-5.8-10.14;
1Tessalonicenses 3,12-4,2; Lucas 21,25-28.34-36


Uma das virtudes que cultivamos é a Esperança. Dizemos até que a Esperança é última que morre e ainda que podem nos roubar tudo menos a esperança. Por conta desta situação, mesmo diante das maiores dificuldades sempre temos coragem para recomeçar.

É com este espírito que a liturgia da Igreja nos coloca neste domingo o reinicio do ano litúrgico. Na expectativa da vinda do messias iniciamos o tempo do advento na perspectiva da conversão e na vigilância. Um dos gestos que indicam nossa preparação e cofiança está manifestado no acendimento da primeira vela na coroa do advento. As cores litúrgicas, as orações, os cantos, a Palavra que ouvimos tudo aponta para o crescimento espiritual de quem aguarda dias melhores.
Assim a forma apoteótica como Lucas descreve no evangelho a chegada definitiva do Filho do homem indica que Deus não se deixará vencer pelas fragilidades dos nossos tempos, pelo contrário o Reino será instalado e de modo definitivo. Quanto a nós o evangelho pede uma atitude: “Não ter medo, erguer a cabeça”, afinal nossa luz é Jesus.

A palavra do profeta na primeira leitura renovou a esperança da comunidade de outrora e reacende também para nós a perspectiva de novos tempos. Deus é fiel e o que ele prometeu será cumprido, o filho que enviará restabelecerá o direito e a justiça, um novo céu e uma nova terra irão acontecer.

Já a palavra de São Paulo para a Igreja de Tessalônica recomenda uma atitude que se encaixa perfeitamente para nossas comunidades: Crescer no amor, na santidade e na justiça. Ser agradável e progredir no ensinamento. Não ficar devendo nada a ninguém a não ser o amor mútuo. Em resumo o projeto de Deus é uma construção com a qual somos convidados a colaborar no dia a dia.

Neste tempo do advento, é bom que nos perguntemos: Nossa vida tem sido um empenho por dias melhores para todos e em todos os lugares?

Peçamos, pois que este tempo fortaleça a nossa fragilidade e nos faça proclamar nossa fé com o testemunho da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário