quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

HOMILIA DO DIA 20 DE DEZEMBRO 2009

4° DOMINGO DO ADVENTO

Leituras: Miquéias 5, 1-4; Salmo 79, 2ª.c.3b.15-16.18-19;
Hebreus 10, 5-10; Lucas 1, 39-45
.

Quase tudo à frente dos nossos olhos indica que o natal está chegando. As luzes, os cantos e encantos. As palavras e as relações entre pessoas. Aqui, local que nos reunimos para fazer memória do mistério salvador realizado pela pessoa de Jesus Cristo, as orações, os cantos, os gestos, as 4 velas acesas na coroa do advento, tudo confirma a plenitude da luz do Senhor que está para se realizar. A salvação que nos veio pelo ventre de Maria, nos leva a repetir com Isabel: Bendita és tu e bendito é o fruto do teu ventre Jesus.

O encontro narrado pelo evangelho, no qual Isabel e Maria aproximam a promessa e a realização de tudo o que Deus sempre quis, ajuda-nos a reconhecer também o jeito de ser de Deus: Ele se lembra das suas promessas e dos seus escolhidos. Na pessoa de Isabel, idosa e estéril, Deus realiza a maravilha da vida. Da fragilidade de Maria Deus se serve para mostrar a beleza do seu projeto. Em resumo, onde há impossibilidade humana aí está Deus com sua mão misericordiosa.
A Primeira leitura narra o lugar geográfico de onde virá o prometido, não parece ser uma referência precisa à pequenez da cidade, o que conta é a fecundidade e abertura para o Reino. O Senhor virá de um lugar onde o pão é partilhado. O texto parece lembrar as antigas festas de colheita celebradas ao longo da primeira aliança. Uma vez mais, neste texto, podemos compreender que Deus não renega sua palavra mesmo quando os seus escolhidos não lhe tenham dado a resposta coerente.

Já na carta aos Hebreus temos confirmado o lugar de Jesus no mundo. Ele é o único mediador entre Deus e a humanidade. Sua vida é o verdadeiro sacrifício no qual Deus se compraz e por meio dele visita suas criaturas.

Com o povo de Israel, nós também rezamos no salmo: “Iluminai a vossa face e convertei-nos para que sejamos salvos”. Ontem como hoje as nossas cidades estão repletas de sinais que Deus não se esqueceu de nós. Há uma expressão de um sábio antigo que diz mais ou menos assim: “Cada criança que nasce é um sinal que Deus não se esqueceu da humanidade”. Esta frase manifesta de modo significativo como é possível reconhecer a ação de Deus em nosso dia a dia.

Celebrando a Eucaristia, em comunhão com os irmãos e irmãs, possamos sair fortalecidos para dizer e fazer: “Estamos aqui Senhor para fazer a vossa vontade”. E proclamar como Isabel: “Como posso merecer que o meu Senhor nos venha visitar”.

Que o natal seja para todos preparação de um tempo novo e de caminhos novos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário