terça-feira, 22 de dezembro de 2009

HOMILIA DO DIA 24 DE DEZEMBRO 2009

MISSA DA NOITE DO NATAL

Leituras: Isaias 9, 1 -6; Salmo 95(96) Tito, 2, 11-14; Lucas 2, 1 -14.

Não tenham medo!
A expressão usada pelo anjo anunciando aos pastores o nascimento de Jesus, não é uma novidade na linguagem bíblica. Ao longo de todo o Antigo Testamento ela aparece outras vezes indicando que Deus está muito próximo do seu povo e que dele não se esquece.

Na noite de natal a frase vem acrescida das palavras que depois se tornaram o eixo de toda a missão de Jesus. Ou seja, a boa noticia é extensiva para todo o povo. O reino que Jesus veio inaugurar se estenderá para todo o mundo.

Aqui estamos nós celebrando este feito maravilhoso que Deus realizou por nós: Um Filho nos foi dado, Conselheiro admirável príncipe de paz.

A detalhada narrativa sobre o modo como se dá o nascimento de Jesus, tem a intenção de situar o lugar e o tempo no qual Deus se faz humano. No meio da estrutura de pecado, dominação e morte que o Império Romano exercia sobre a palestina Jesus é mostrado como o continuador de um outro modo de governar e manifestar sua autoridade e poder. O messias se apresenta ao mundo seguindo os caminhos não convencionais trilhados pelos poderosos do seu tempo. Em lugar da autoridade e da grandiosidade dos seus palácios ele nasce no meio dos trabalhadores e a estes é anunciado primeiro: Alegria para todo o povo!

Em Belém acontece o que Isaias havia predito e que ouvimos na primeira leitura: O povo que andava nas trevas viu uma grande luz, o jugo que oprimia foi destruído, grande será o seu reino e seu nome é príncipe da paz, conselheiro admirável, Deus forte.

São Paulo na carta a Tito confirma que tudo o que experimentamos é resultado da misericórdia de Deus. Por isso mesmo também nós cantamos no salmo: O senhor merece um canto novo pois ele se mostrou libertador e rei universal.

Deus entra em nossa história e nos pede uma única coisa: que nossa vida e atuação expresse um compromisso de transformação de tudo aquilo que está de acordo com a criação sonhada por Deus.

Em resumo a Liturgia da Palavra e a Eucaristia nos apontam para uma estreita relação entre a fé que celebramos a e fé que somos chamados a viver. Certamente a melhor lição do natal é colocar a nossa vida em perfeita sintonia com o evangelho e este como direção para o nosso dia.

E que todos os natais sejam muito mais felizes. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário