terça-feira, 22 de dezembro de 2009

HOMILIA PARA O DIA 01 DE JANEIRO DE 2010

SOLENIDADE DA SANTA MÃE DE DEUS


Leituras: Números 6, 22 -27; Salmo 66 (67); Gálatas, 4, 4-7; Lucas 2, 16-21.



Em dezembro o mundo voltou os olhares e preocupações para a cidade de Copenhague, na Dinamarca, onde ser realizou a 15ª. Conferência das nações Unidas sobre mudanças climáticas. O resultado de todos os debates ficou muito aquém das expectativas que foram levantadas. Mas de uma coisa todos temos certeza: A paz no mundo e a sobrevivência dos povos dependem do modo como nos relacionarmos com a natureza criada por Deus. Esta constatação já havia sido indicada pelo Papa Bento XVI na sua mensagem para este primeiro de janeiro, nela o Santo Padre lembra: “Se quiser cultivar a paz preserve a Criação”.

Aqui reunidos, oito dias depois do natal, viemos fazer memória de tudo o que nos ensina o Senhor Jesus. Seu jeito de ver e falar sobre o mundo continua convidando a todos para a comunhão a unidade e a paz.

Iniciamos um novo ano e nossa primeira recordação é a pessoa de Maria, por cujo Sim, nos veio o príncipe da paz. Com ela somos chamados a aceitar e caminhar com Jesus ele é a plenitude de todas as bênçãos e nele temos a segurança que vai muito além das certezas deste mundo.

O evangelho narrando o encontro do menino, pelos pastores, em Belém e como ficaram maravilhados com tudo o que viram e ouviram sobre o recém nascido os faz reconhecer e indicar também para nós: Em Jesus Deus nos salva!

A narrativa das bênçãos que ouvimos na primeira leitura quer garantir a eficácia da ação de Deus em favor do seu povo. A benção para o israelita significava a presença da própria pessoa na sua luta diária.

E São Paulo, na carta aos Gálatas, reafirma a condição humana de Jesus, nascido num tempo, nascido de uma mulher e com uma missão muito específica: Resgatar todos os que nasceram e vivem nesta mesma condição. Nesta tarefa Maria ganha um papel especial por derivação dele nós a chamamos de Nossa Senhora e Mãe de Deus.

A figura de Maria, a primeira a vivenciar a plenitude do mistério pascal, irá neste novo ano nos ensinar a caminhar guiados pela luz do Senhor e a guardar todas as coisas segundo a vontade de Deus.

Busquemos também nós a bênção e a presença daquele que caminha conosco e cujo exemplo temos em Maria Senhora nossa. Deste modo sim poderemos dizer a todos: Feliz Ano Novo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário