terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Homilia para o dia 03 de janeiro 2010

DOMINGO DA EPIFANIA


Leituras: Isaias 60, 1-6; Salmo 71(72), Efésios 3, 2-3ª.5-6; Mateus 2, 1-12



Dentre os sentimentos humanos e que impulsionam a tomar atitudes muitas vezes superando as próprias forças, um deles é o desejo de conhecer, a curiosidade para saber mais e desvendar mistérios. Parece ser isto o que motivou os Magos do Oriente a se deslocarem para ver Jesus. Movidos pela mesma curiosidade também nós queremos ver Jesus. E para realizar este desejo somos capazes de muito esforço e muita coragem.

A festa dos Reis Magos como é conhecida, e que na Liturgia recebe o nome de Epifania significa dizer que reconhecemos a Luz do Senhor. Com todos aqueles que melhor querem compreender quem é Jesus e qual a sua missão, aqui estamos celebrando o mistério da sua manifestação ao mundo.

O Evangelho narra o encontro de três personalidades, que melhor do que reis poderiam ser chamados de Sábios. Estes se apresentam diante do ciumento Herodes, o qual de modo algum era capaz de admitir qualquer ameaça à sua forma tirana de administrar e fazer uso da autoridade que, antes de tudo, era ilegítima. Ele havia recebido por força da sua relação com os signatários romanos que exerciam sobre a região uma poder que em nada tinha a ver com os anseios da comunidade de Jerusalém.

Os sábios e curiosos vindos do oriente representam uma ameaça, não por si mesmos, mas por aquele que estão à procura. E mais evidente ainda quando a busca recai sobre a pequenina aldeia de Belém. A alegria dos magos, por um momento, é ofuscada pela intolerância do rei que pede o seu retorno por Jerusalém. Mais uma vez Deus age e mostra aos magos outro caminho que não o retorno ao palácio.

O encontro dos Reis com o menino Jesus, a oferta dos presentes e a reverência que lhe fazem completa a alegria do profeta narrada na primeira leitura: Caravanas de todos os lados se dirigem a Jerusalém, ela será iluminada de maneira definitiva e até os que estavam longe dela se reaproximarão. A alegria prevista é radiante e culmina na louvação ao Senhor.

Aos Efésios Paula afirma: Deus se revelou por seu Espírito. Tudo o que outrora estava oculto agora foi revelado. Mais uma vez fica claro que a confiança em Deus não é um assunto para ser vivida na individualidade a razão última se encontra na experiência comunitária.

Como os Magos de Belém somos chamados a reconhecer Jesus, aceitar sua luz e retornar para o nosso dia a dia por outro caminho e com outro conceito. Viver a Epifania significa permitir que a luz de Deus iluminasse nossas vidas e modifique nosso modo de fazer as coisas e de ver o mundo.
Com os magos, apresentemos mais do que ofertas, entreguemos nossa vida e nossa disposição para a missão e para o discipulado. Que o Senhor Jesus nos acompanhe com sua luz e sua graça.

Um comentário:

  1. Bom dia e sua Benção Pe. Elcio,
    Meu nome é Dorvalino Sehnem, sou Ministro da Palavra, da Eucaristia e do Batismo na Paróquia Cristo Ressuscitado em Joinville SC e também sou aluno da Escola Diaconal São Francisco de Assis em Florianópolis SC estamos indo em janeiro participar da VI/XII etapa previsão de conclusão desta escola em janeiro de 2012.
    Parabéns pela reflexão/homilia acima,gostei muito na minha opinião está bem dentro da realidade em que vivemos, e é isso mesmo somos e devemos ser corajosos e curiosos como os magos para levarmos em frente e sermos e darmos testemunho de nosso Discipulado para seguie Jesus Cristo o nosso e único Salvador.
    Que Deus sempre te abençoe e lhe dê muitas Graças meu irmão.

    Fraterno Abraço.
    Dorvalino Sehnem

    ResponderExcluir