sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

DOMINGO DO BATISMO DO SENHOR

HOMILIA PARA O DIA 10 DE JANEIRO 2010


Leituras: Isaias 42, 1-4.6 -7; Salmo 28(29),
Atos dos Apóstolos 10,34-38; Lucas 3, 15-16.21-22.


A Liturgia da Igreja encerrou, no domingo passado, com a celebração da epifania as festividades natalinas. No imaginário popular e até folclórico os festejos terminaram no dia 06 com a recordação dos Reis Magos.

Hoje já iniciamos um novo tempo, o qual não se constitui apenas num tempo, mas num modo de ver e viver a boa noticia de Jesus, tendo Ele mesmo e o seu jeito como modelos a serem seguidos.
Celebrando o batismo de Jesus recordamos também o nosso batismo por meio do qual fomos feitos participantes da herança que Cristo nos garantiu e naturalmente comprometidos na mesma tarefa e missão.

A festa do batismo de Jesus é também chamada de segunda epifania, ou manifestação, no sentido que agora ele é revelado por João e pelo Espírito Santo de Deus, como o Filho único com uma missão bem específica. O Espírito revela que Jesus é o escolhido em quem Deus Pai deposita toda a sua confiança.

Enquanto o batismo de João se resumia ao rito de penitência e arrependimento, a partir de Jesus e nele o nosso batismo ganha o sentido de missão, tarefa, compromisso. Como ouvimos em outra ocasião, antes de Jesus Deus tinha se servido de muitos outros modos para falar, agora fala diretamente por meio do seu Filho e estabelece uma comunicação direta e pessoal com o mundo e suas criaturas.

O céu se abriu, já não existe mais distância, toda a vontade de Deus se tornou clara e compreensível na pessoa do Filho muito amado. O texto do Evangelho confirma o que o profeta anunciou na primeira leitura de hoje: “Eis o meu servo, eu o recebo, eis o meu eleito, nele se compraz minha alma”.

A vontade de Deus, que se servo veio revelar, não acontecerá com violência e com poder, mas na paz, na mansidão, na bondade e na firmeza. Com tudo isso a comunidade de Israel nos ensinou a glorificar e nós o fazemos por meio do salmo quando rezamos: “Filhos de Deus tributai ao Senhor, tributai-lhe glória e poder, dai-lhe a glória devida ao seu nome”.

Por sua vez a segunda leitura aponta para o lugar de todos no projeto de Deus, que não faz distinção entre as pessoas. Ele aceita a todos e espera de cada um uma única atitude como resposta: “reconhecer que Ele é o Senhor e praticar a justiça”.

Tal como Jesus cada um de nós é participante dos mesmos desígnios de Deus: “Banhados em Cristo somos uma nova criatura”.

Que esta celebração por meio da Palavra, da Eucaristia e de reunião festiva com os irmãos nos leve a viver a plenitude do batismo, fazendo o bem como Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário