quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

FESTA DE SANTO REIS

EPIFANIA

Este é o nome litúrgico que a Igreja aplica para a festa dos Reis Magos, ou Santo Reis como é popularmente conhecida.

Celebrada no dia 06 de agosto, é a festividade cristã que recorda a visita dos Reis Magos ao menino Jesus. Muito mais do que isso a solenidade, que na liturgia católica, é celebrada no primeiro domingo depois do ano novo, recorda a manifestação de Cristo ao mundo. Trata-se da primeira manifestação da sua divindade para todos os povos e, portanto também fundamento da fé Cristã.

A festa dos magos pode ser entendida como espécie de síntese de outras manifestações da divindade de Jesus as quais se dão no episódio da adoração dos magos, do seu batismo no Jordão e o primeiro milagre realizado em Caná da Galiléia onde transformou água em vinho.

A palavra tem sua derivação do vocábulo grego “epifàinomai” o que significa “aparição”. O termo inicialmente foi utilizado para indicar a aparição de qualquer divindade sobre a terra, isso muitas vezes incorreu na aplicação da palavra de modo pejorativo e até apelativo. Sem dificuldades seu uso se referiu às autoridades orientais às quais eram vistas por seus subordinados como uma espécie de encarnação de divindades. O mesmo termo é aplicado para indicar a aparição de Cristo sobre a terra, porém com o sentido de manifestação em vista da salvação e não da autoridade que representa domínio e poder.

Com a festa da epifania a liturgia católica encerra o ciclo do natal e de certo modo abre espaço para as comemorações do carnaval. No imaginário popular, depois deste dia se desfaz o presépio e se recolhe a decoração natalina. Existe um provérbio popular que diz mais ou menos assim: “A Santa epifania leva consigo toda alegria”.

Pelo mundo afora não são poucas as figuras de linguagem para dizer que a epifania se reproduz em diversas ocasiões durante o ano. Para confirmar isso basta que façamos um estudo sobre as “folias de reis” e as diversas manifestações folclóricas que envolvem esta data.

A liturgia católica prevê que depois da leitura do evangelho sejam anunciadas as principais festas litúrgicas do ano. O ritual prevê que seja usada motivação nesta direção: “O Senhor se manifestou e continuará se manifestando até sua vinda definitiva. Nós recordamos e vivemos os mistérios da salvação. De domingo a domingo a Igreja torna presente este grande acontecimento e as principais festas deste ano serão celebradas nas seguintes datas...” e elenca o rol das celebrações litúrgicas mais importantes do ano litúrgico. E prevê a conclusão da exortação reafirmando a realeza do Cristo Senhor do tempo e da história.

Em resumo a festa da epifania é muito mais do que lembrar um fato do passado, mas a celebração de uma realidade para ser vivida no dia a dia durante todo o ano. Esta ocasião nos chama à Fé em Cristo e ao testemunho dela no cotidiano da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário