sábado, 23 de janeiro de 2010

HOMILIA PARA O DIA 24 DE JANEIRO 2010

3° DOMINGO DO TEMPO COMUM


Leituras: Neemias 8, 2- 4ª. 5-6.8-10; Salmo 18B, 8-10.15;
1Cor. 12,12-30; Lucas, 1, 1-4; 4, 14-21.

A Santa Teresinha do menino Jesus se atribui a expressão: “Nada te turbes, só Deus Basta”. O Texto de Neemias que ouvimos na primeira leitura de hoje fala basicamente a mesma coisa: “Não fiquem tristes, pois a alegria do Senhor é força de Vocês!”.

Estes dois pensamentos melhor nos ajudam a compreender Jesus e sua missão conforme é narrada por Lucas no evangelho que ouvimos. Depois de justificar os seus escritos, Lucas começa descrevendo a prática de Jesus: conforme o seu costume foi para a Sinagoga em dia de Sábado. Leu o livro do profeta Isaias e aplicou a si a profecia de outrora: Ser consagrado pelo Espírito para a missão. O que Jesus declara ser sua tarefa vai se realizando desde o seu Batismo e só termina no calvário. Toda missão de Jesus está centrada na Palavra do profeta que agora ela já é realidade.

A mesma situação é descrita pela primeira leitura: A palavra de Deus proclamada tem força de sacramento, de missão, de tarefa, de responsabilidade. O povo que ouviu a proclamação da leitura é o mesmo a quem São Paulo chama de corpo de Cristo, feitos desta maneira pela força da Eucaristia. Todos com diferentes funções e responsabilidades, mas participantes da mesma graça que o Espírito deu para continuar a missão de Jesus.

Ontem como hoje, somos convidados a ler o testemunho de Jesus e torná-lo realidade em nossa vida. O mesmo espírito é dado a cada um que, como membro da Igreja, facilita para que todo o corpo tenha saúde e cumpra com sua missão.

A cada domingo, a palavra que ouvimos a reunião com os irmãos, A Eucaristia que celebramos é um auxílio para nossa fraqueza. O mesmo Cristo nos fortalece para a missão e nos capacita para ações de bondade, justiça, solidariedade e vida nova.Peçamos a graça de sermos também nós, sinais, sacramentos do mesmo Cristo para o mundo.

Entre tantos irmãos, na história da Igreja que provaram ser isto possível, trazemos presente a figura da Dra. Zilda Arns, cuja obra pudemos conhecer melhor com o sacrifício da sua vida.
O Senhor nos dá o seu Espírito, façamos bom uso dele em vista do reinado de Deus para que a vida seja muito melhor para todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário