segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

FILOSOFANDO...II

O MITO DA CAVERNA


Imaginemos uma caverna separada do mundo externo por um muro alto. Entre o muro e o chão da caverna há uma fresta por onde passa um fino feixe de luz exterior, deixando a caverna na obscuridade quase completa. Desde o nascimento, geração após geração, seres humanos encontram-se ali, de costas para a entrada, acorrentados sem poder mover a cabeça nem se locomover, forçados a olhar apenas a parede do fundo, vivendo sem nunca ter visto o mundo exterior nem a luz do sol, sem jamais ter efetivamente visto uns aos outros nem a si mesmos, mas apenas as sombras dos outros e de si mesmos por que estão no escuro e imobilizados. Abaixo do muro, do lado de dentro da caverna, há um fogo que ilumina vagamente o interior sombrio e faz com que as coisas que se passam do lado de fora sejam projetadas como sombras nas paredes do fundo da caverna. Do lado de fora, pessoas passam conversando e carregando nos ombros figuras ou imagens de homens, mulheres e animais cujas sombras também são projetadas na parede da caverna, como num teatro de fantoches. Os prisioneiros julgam que as sombras de coisas e pessoas, os sons de suas falas e as imagens que transportam nos ombros são as próprias coisas externas, e que os artefatos projetados são seres vivos que se movem e falam.


Um dos prisioneiros, inconformado com a condição em que se encontra, decide abandoná-la. Fabrica um instrumento com o qual quebra os grilhões. De inicio, move a cabeça, depois o corpo todo; a seguir, avança na direção do muro e o escala. Enfrentando os obstáculos de um caminho íngreme e difícil, sai da caverna. No primeiro instante, fica totalmente cego pela luminosidade do sol, com a qual seus olhos não estão acostumados. Enche-se de dor por causa dos movimentos que seu corpo realiza pela primeira vez e pelo ofuscamento de seus olhos sob a luz externa, muito mais forte do que o fraco brilho do fogo que havia no interior da caverna. Sente-se dividido entre a incredulidade e o deslumbramento.

Ao permanecer no exterior o prisioneiro, aos poucos se habitua a luz e começa a ver o mundo. Encanta-se, tem a felicidade de ver as próprias coisas, descobrindo que estivera prisioneiro a vida toda e que em sua prisão vira apenas sombras. Doravante, desejará ficar longe da caverna para sempre e lutará com todas as forças para jamais regressar a ela. No entanto não pode deixar de lastimar a sorte dos outros prisioneiros e, por fim, toma a difícil decisão de regressar ao subterrâneo sombrio para contar aos demais o que viu e convencê-los a se libertarem também.

Só que os demais prisioneiros zombam dele, não acreditando em suas palavras e, se não conseguem silenciá-lo com suas caçoadas, tentam fazê-lo espancando-o. Se mesmo assim ele teima em afirmar o que viu e os convida a sair da caverna, certamente acabam por matá-lo. Mas quem sabe alguns podem ouvi-lo e, contra a vontade dos demais, também decidir sair da caverna rumo a realidade?

O que é a caverna? O mundo de aparências em que vivemos. Que são as sombras projetadas no fundo? As coisas que percebemos. Que são os grilhões e as correntes? Nossos preconceitos e opiniões, nossa crença de que o que estamos percebendo é a realidade. Quem é o prisioneiro que sai da caverna? O filosofo. O que é a luz do sol? A luz da verdade. O que é o mundo iluminado pelo sol da verdade? A realidade. Qual o instrumento que liberta o prisioneiro rebelde e com o qual ele deseja libertar os outros prisioneiros? A filosofia.

Imaginem agora humanos que passaram anos e anos a viver vidas banais e esforçadas e que a dada altura são internados em cavernas completamente cheias de outros que como eles chegaram aos dias do fim das suas forças. Fragilizados, velhos e abandonados é-lhes dada todos os dias daí em diante a vida que os gestores das cavernas quiserem. Por razões que apenas os gestores conhecem. Em pouco tempo, certamente, os humanos internados nas cavernas, regridem até à impotência total, ao total abandono, ao desespero, e, certamente, tenderão a acreditar que aquela existência é que é a vida.


Platão referia-se aos seus contemporâneos, com suas crenças e superstições. O filósofo era qual um fugitivo capaz de fugir das amarras que prendem o homem comum às suas falsas crenças e, partindo na busca da verdade, consegue apreender um mundo mais amplo. Ao falar destas verdades para os homens afeitos às suas impressões, não seria compreendido e seria como tomado por mentiroso, um corruptor da ordem vigente.

O mito da caverna é uma metáfora da condição humana perante o mundo, no que diz respeito à importância do conhecimento filosófico e à educação como forma de superação da ignorância, isto é, a passagem gradativa do senso comum enquanto visão de mundo e explicação da realidade para o conhecimento filosófico, que é racional, sistemático e organizado, que busca as respostas não no acaso, mas na causalidade.

Segundo a metáfora de Platão, o processo para a obtenção da consciência abrange dois domínios: o domínio das coisas sensíveis (eikasia e pístis) e o domínio das idéias (diánoia e nóesis). Para o filósofo, a realidade está no mundo das idéias e a maioria da humanidade vive na condição da ignorância, no mundo ilusório das coisas sensíveis, no grau da apreensão de imagens (eikasia), as quais são mutáveis, corruptíveis, não são funcionais e, por isso, não são objetos de conhecimento.
A alegoria da Caverna é seguramente o texto mais conhecido de Platão e um dos mais comentados em toda a história da Filosofia, o que releva a enorme riqueza das questões que coloca. Este fato ensina-nos uma outra coisa muito importante: quando as questões filosóficas são relevantes, nunca estão encerradas. Há sempre novas perspectivas para analisar.

.
O que é a caverna? O mundo em que vivemos. Que são as sombras das estatuetas? As coisas materiais e sensoriais que percebemos. Quem é o prisioneiro que se liberta e sai da caverna? O filósofo. O que é a luz exterior do sol? A luz da verdade. O que é o mundo exterior? O mundo das ideias verdadeiras ou da verdadeira realidade. Qual o instrumento que liberta o filósofo e com o qual ele deseja libertar os outros prisioneiros? A dialética O que é a visão do mundo real iluminado? A filosofia. Por que os prisioneiros zombam, espancam e matam o filósofo (Platão está se referindo à condenação de Sócrates à morte pela assembleia ateniense?). Porque imaginam que o mundo sensível é o mundo real e o único verdadeiro.

.
"A caverna corresponde ao mundo do visível e o Sol é o fogo cuja luz se projeta dentro dela. A ascensão para o alto e a contemplação do mundo superior é o símbolo do caminho da alma em direção ao mundo inteligível. É com a sua "esperança" pessoal que Sócrates (...) apresenta isto. (...). O conceito de esperança é aqui empregado com especial referência à expectativa que o iniciado nos mistérios experimenta em relação ao além. A ideia da passagem do terrestre à outra vida é aqui transladada à passagem da alma do reino visível ao reino invisível. O conhecimento do verdadeiro Ser representa ainda a passagem do temporal ao eterno. A última coisa que na região do conhecimento puro a alma aprende a ver, "com esforço", é a ideia do Bem. Mas, uma vez que aprende a vê-la, necessariamente tem de chegar à conclusão de que esta ideia é a causa de tudo quanto no mundo existe de belo e de justo, e de que forçosamente a deve ter contemplado quem quiser agir racionalmente tanto na vida privada como na pública." (...)
A alegoria da caverna é "uma alegoria da paideia (cultura). (...) Uma alegoria da natureza humana e da sua atitude perante a cultura e a incultura".

Com esta história Platão quer mostrar para todos nós que devemos aprender a raciocinar por nós mesmos, e não pensar apenas sobre o que querem que pensemos, e que é preciso aprender a ver não só o que as pessoas que tem o poder nos mostram, mas ver além das coisas concretas. Os homens que não queriam sair da caverna somos nós que não estamos dispostos a pensar, porque já estamos acomodados a esta vida medíocre que levamos, acostumados a ver somente o que os donos do poder nos mostram e acreditando que somente aquilo é verdadeiro que somente eles estão certos, e que nós não precisamos pensar porque já tem quem o faça por nós. Então somos convidados a sair da caverna para ver a realidade e deixarmos de ser submissos a estes tais donos do poder. Agora só depende de cada um para acordar para esta realidade e aprendermos a pensar, não sobre o que querem que pensemos e sim que descubramos o verdadeiro mundo que existe e nós não conhecemos.


Sendo um dos mitos mais conhecidos, pode, ainda hoje, se perceber que é uma ação atual a que aconteceu lá. O homem que saiu da caverna, não tinha que ser propriamente um filósofo, poderia ser também uma pessoa mais esclarecida. Qualquer pessoa poderia sair da caverna, mas para que mudar sua rotina? É muito mais fácil continuar na ignorância do que ter mais trabalho para fazer uma mudança radical.

Como exemplo, temos uma coisa bem atual: As eleições, na verdade, a política em si. É bem mais fácil você pensar que tudo o que lhe é passado pela TV é verdade, do que pesquisar e procurar saber o que realmente foi feito, se é boa aquela mudança para o governo ou para a sociedade, se os impostos que você paga estão sendo usados em boas coisas etc. Isso quer dizer que você não saiu da caverna, que prefere ser ignorante nesse assunto.

Não se pode culpar quem não quer mudar, é muito mais cômodo e te causa bem menos preocupações. Como quando se é criança, você não se preocupa com nada. É só crescer mais um pouco e já começam os vários problemas. Amor, família, amigos, estudo, responsabilidades mil... Como todos acham que já é difícil a vida só com isso, imagine então a vida fora da caverna, onde você não pode mais ficar se enganando...


A Alegoria da Caverna se refere a vida, pois se pensarmos bem veremos que a caverna nada mais é do que o mundo em que nós, seres humanos, vivemos, as sombras são as idéias impostas como únicas,o prisioneiro que se liberta é o filósofo, que se ofusca com a luz do sol que representa a realidade. Todos esses elementos estão presentes na vida, pois tudo é imposto e influenciado de uma maneira ou de outra. Por já convivermos com isso muito tempo é quase impossível se conhecer a realidade, ter idéias próprias. Infelizmente, a maioria da sociedade é influenciada em seus hábitos, gostos, atos e em tantos outros setores. Isso causa total falta de personalidade e ignorância, pois a verdade nos é roubada por pessoas egoístas que só vêem o seu próprio bem. Um exemplo disso é a televisão, que é um meio de comunicação bastante popular que mesmo sem perceber nos influencia a seguir a tendências que são interessantes e rendam lucros para ela. O primeiro passo para nos tornarmos o prisioneiro que se liberta da caverna é termos consciência de que várias idéias nos são impostas incansavelmente todos os dias, tentar saber o que realmente queremos, somos, gostamos.Talvez a grande dificuldade seja ter consciência desta imposição, mas após termos é necessário vencer o desafio de descobrir a verdadeira realidade pois só assim a felicidade será alcançada.


O mito da caverna, nos faz refletir sobre a vida, Platão queria nos consciencializar de que não devemos dar valor apenas as coisas terrenas (coisas materiais), e sim que procurássemos nos libertar do que nos foi imposto, como por exemplo: a televisão que é um dos fatores mais intensos de “cavernismo” que consiste em um fato que é apresentado na TV, e após algumas visões já passa a ser imitado no dia a dia, a moda também é um produto muito divulgado pela televisão, nos tornando escravos do que a mídia quer que utilizemos.

Outro exemplo disso, é o que os governantes nos fazem; não dando estudo para seus futuros eleitores que acabarão desempregados ou com empregos de pouca renda, sendo completamente dependentes de promessas políticas que no final acabam não sendo cumpridas, como os de casa própria, saneamento básico, água encanada, direitos de todo cidadão, exemplo maior disso se encontra no nordeste onde estudiosos já concluíram que existem muitos lençóis freáticos , mais para eles não é conveniente que os canalizem pois assim estarão perdendo os eleitores, porque os eleitores estarão satisfeitos , com isso não poderão ser subornados, já tendo o que mais querem que é a água. Os políticos estão assim até os dias atuais nos tratando como marionetes, nos deixando cada vez mais aprisionados no fundo de uma caverna.

Para nos livrarmos disso o primeiro passo é nos consciencializarmos que isso tudo está acontecendo. Isto já acontece com algumas pessoas. Porém, não sabem como colocar em prática, mas só os verdadeiros filósofos conseguem pensar e agir de maneira correta. Para nós é um grande desafio nos libertarmos da barreira que é sairmos da caverna em que vivemos.


22 comentários:

  1. Gabriel Bonacina 2°C Paulo Leminski manhã
    ...
    Mostra que o ser humano tem que contentar-se com a sabedoria adquirida, pois como comentado na aula,se a luz do sol fosse a verdade,nos só veríamos uma parte da verdade,e não ela completa,por que se nós tentássemos olhar direto para o sol(a verdade) ficaríamos cegos.
    flw

    ResponderExcluir
  2. JAQUELINE SARTORELI CESCHIN, 3ºB, PAULO LEMINSKI, MANHÃ


    A parte do texto onde mostra que os outros prisioneiros da caverna não acreditam no prisioneiro que se libertou, batem-no e acabam o matando, me parece coisa de pessoas que não aceita outras opiniões, outros pontos de vista, e também não quer que os outros aceitem!

    ResponderExcluir
  3. Eliezer Luzzi 2°C Paulo Leminski Manhã

    O mito da caverna mostra que as pessoas tendem ver e escutar somente o que lhe é mostrado, e não procuram mais resposta para aquele assunto, além disso as pessoas tendem a ver os assuntos com um senso comum.

    ResponderExcluir
  4. Kaio Marchetto, 3°B, Paulo Leminski, Manhã

    O texto nos mostra que a verdade que hoje nós acreditamos é apénas parte da verdade e também devemos aceitar opiniões de outras pessoas para complementar aquilo q acreditamos e nos tornarmos cada vez mais sabios na medida do possível.

    ResponderExcluir
  5. karen,ketllin,luciane 2ºB Paulo Leminski -Manhã
    o que é a verdade e qual o meio mais eficaz para alcançala???
    R:A verdade é que não existe uma verdade absoluta e o meio mais eficaz para chegar a ela é o saber na vida em geral o conhecimento é um dos meios mais eficaz para você alcançala.

    ResponderExcluir
  6. Izabel Bernardo Varella 3°B Paulo Leminski Manhã

    A caverna nada mas é que nossas vidas nossas mentes nossas maneiras de pensar e agir para certos assuntos.Se nos nao questionarmos as coisas que nos sao mostradas ficaremos sempre aprisionados na caverna,Platao quer mostrar que podemos pensar por nos mesmo nao precisamos nos acomodar com o pensamentos dos outros devemos acordar para conhecer o mundo que existe lá fora devemos acordar para a realidade e pensar por nos mesmos,nao deixar que outros pensem por nos.

    ResponderExcluir
  7. João Vitor Martins 3°B Paulo leminsky manhã

    ---------------------------------------

    A idéia de usar a caverna para representar o ser humano e seu conhecimento com o mundo lá fora em si é brilhante, pois na verdade isso ocorre pois o homem se prende a coisas praticaveis, para que não haja esforço excessivo assim envelhecendo e vivendo sua rotina monótona, ao invés de abrir os olhos para o mundo, os filósofos usam desse artificio para sair da 'caverna' e viver utilizando de tudo que o mundo lhe oferece.

    ResponderExcluir
  8. Merylin Elias, 3ºB Paulo Leminski, Manhã.

    o mito da caverna nos mostra que não conhecemos toda a Verdade completamente. Estamos tão acostumados a viver de acordo com o "padrão" que a sociedade nos impõe, que quando alguém se manisfesta, pensa ou age de maneira contrária, diferente, é questionado e tido muitas vezes como o errado. Precisamos aprender a pensar por nós mesmos, não se importar tanto com o que os outros vão pensar, pois quando isso acontece, quando damos mais importancia aos pensamentos dos outros do que aos nossos, não vivemos a nossa vida da nossa maneira, mas sim, da maneira dos outros. Precisamos nos libertar dessa "caverna", e buscar o que é melhor pra nós, de acordo com a nossa realidade, nossos pensamentos, não os dos outros. Podemos não temos a verdade completa, pois sempre estaremos encontrando e descobrindo coisas novas, mas podemos ter parte dela que nos fará viver de maneira melhor e mais feliz.

    ResponderExcluir
  9. André Ricardo Prestes 3ºB manhã paulo leminski
    O ser humano se recusa a ver a realidade ao seu redor se prende muito ao seu mundo, não aceita opiniões, tornando-se prisioneiro de si próprio, o mito da caverna é muito interessante, uma luz tão grande ao nosso redor e não nos damos conta , aceitamos a luz de uma fogueira so ao nosso redor,ta na hora de crescer.

    ResponderExcluir
  10. Rafaela Ferreira de Albuquerque 3°B Paulo Leminski Manhã

    O mito da caverna nos faz refletir sobre a vida.Platao queria nos concientizar de que nao deviamos dar valor apenas as coisas mundanas mas sim que procurassemos nos libertar,do que nos foi imposto.E o primeiro passo a fazer é nos concientizar do que esta acontecendo.

    ResponderExcluir
  11. sou alna do 3 a da escola paulo leminski meu nome e jessika gabrielle cardoso com relaçao ao que estudamos hoje cheguei a conclusao que o mundo evoluiu muito pouco com relaçao ao q regrediu houve o surgimento da internet que de certa forma foi bom mas tambem com alguns acontecimentos fora o mensalao por exemplo que foi uma vergonha para o brasil , o aquecimento global , os terremotos que atingem diretamente a populaçao as enchentes que por causa da sociedade acontece frequentemente e muito mais coisas que possivelmente viram a acontecer

    ResponderExcluir
  12. jessika gabrielle cardoso 3 a PauloLeminski manha
    sobre o mito da caverna quer nos como devemos agir pois se nao espandimos nossos conhecimentos tentando sabermais e mais tentando entendo o porque das coisas ficaremos aprisionados a essa caverna que e nossa mente

    ResponderExcluir
  13. somos do 3 a jessika , eduarda , elisama , otavio
    chegamos a conclusao que com relaçao ao jogo poderiamos tentar, tentar que aspossibilidas nunca iriam acabar ,nos trabalhamos em equipe de forma que um tentou ajudar o outro juntamos nossos conhecimentos

    ResponderExcluir
  14. ELISAMA 3A PAULO LEMINSKI....
    ACHO REALMENTE QUE A RENDA EXTREMAMENTE NÃO CRESCEU DURANTE 10 ANOS,MUITA DESIGUALDADE ,GUERRA E FOME DOMINOU O MUNDO E COM ISSO OS CONFLITOS POR TERRITÓRIOS AUMENTARAM MAIS E MAIS A CADA ANO COM OS TERREMOTOS TSUNAMES E INCHENTES CRESCEU BASTANTE OS PREJUIZOS ENTÃO EM 10 ANOS O MUNDO TEVE MAIS PREJUIZOS DO QUE INVESTIMENTOS.

    ResponderExcluir
  15. VIVIANE 3C PAULO LEMINSKI
    O MUNDO EM 10 ANOS EVOLUIU BASTANTE.TANTO PARA COISAS BOAS QUANTO PARA COISAS RUINS.MAS NOS DIAS DE HOJE O BRASIL PIOROU MUITO .O BRASIL É UM PAÍS QUE NÃO ENTRA EM GUERRAS, MAIS ESTA EM GUERRA COM SÍ MESMO.EX:FOME,SAÚDE,VIOLÊNCIA,DESASTRE NATURAIS,ENTRE OUTROS FATORES. E O GOVERNO DO NOSSO PAÍS SÓ PENSA ENCHER A MEIA DE DINHEIRO

    ResponderExcluir
  16. Daiane Ribeiro da Silva. 3ºB ,Colegio est. Paulo Leminsk, manhã.
    Bom o mito da caverna refleti aquilo q não enchergamos,pq como os homens q moravam na caverna não queriam encherga o que estava lá fora, a gente tambem nãe que, como a tv nos impoem coisas , como o jeito d se vestir,comer, etc, a gente coloca vendas nos olhos pra não encherga a verdade por que isso as vezes doi,e como a maioria não gosta d sofre e não gosta d ouvi e ver a realidade do mundo, prefere vive a vida toda prezo na caverna,bom se as pessoas continuarem assim nessa caverna que e as nossas vidas, nunca sairemos daqui ,sempre continuaremos,como disse uma marionete dos outros, sendo manipulados para não ver a realidade, e alem do mais já ta na hora das pessoas verem que tudo acontese por que não querem er a verdade,por que se verem tudo na real, sabem que vão sofre.

    ResponderExcluir
  17. OTAVIO 3A
    O MUNDO NO MEU PONTO DE VISTA AINDA EVOLUIU POUCO AINDA COM TUDO O QUE TEMOS FALTA MUITA COISA PARA MELHORAR AINDA EM VARIOS PAISES TEM PESSOAS MORRENDO DE FOME,DE DOENÇAS INCURAVEIS ,QUE NO MEU VER ELES NÃO VÃO ACHAR ACURA.O MUNDO PODE TER EVOLUIDO COM A TECNOLOGIA A CIENCIA EM ARMAS ETC,MAS SE AS PESSOA NÃO DEIXAR ESTA EVOLUÇÃO SAIR DE SUAS MENTE E POR EM PRATICA NUMCA VAMOS TER UM PLANETA EVOLUIDO
    NUMCA VAMOS DESCOBRIR OUTROS ORIENTES

    ResponderExcluir
  18. Cleverson Pospissil Gonçalves Franco 3C Ensino Médio regular no Colégio Estadual Paulo Leminski.
    O Mundo há dez anos atrás se perguntarmos a qualquer um eles dirão de relance que não mudou em quase nada, mas nós achamos que não houve mudança, pois estamos no meio da mudança e a cada dia surge algo de novo, mas se pararmos para pensar em 2000 e agora em 2010 nós vemos que o mundo ficou mais perigoso com guerras entre países, atentados terroristas entre outros mas também teve uma grande evolução na área da saúde (ex:células tronco) e também um grande avanço na tecnologia, porém se o mundo se unisse mais chegariamos muito mais rápido ao vislumbre da VERDADE. Bom Feriado Elcio

    ResponderExcluir
  19. TAISA 3°C COLÉGIO PAULO LEMINSKI
    No mundo em que vivemos modernizou muito, evolui para melhor e também para pior.
    Para melhor:
    •foi que a mulher teve direito de votar e de trabalhar assim como o homem, e não a via mais diferença entre ambos .etc.
    Para pior:
    •foi a saúde,e também a tecnologia porque isso acaba fazer com que as pessoas se acomodem, doenças incuraveis,fome,e desemprego etc..

    ResponderExcluir
  20. Aluno: Erick Tomasi Luiz - 3°A paulo leminski.

    Nos últimos dez anos, o mundo teve muitos altos e baixos, muitas mudanças. A tecnologia evoluiu em massa, com computadores modernos sem fio, celulares sem ter que apertar uma só tecla.
    Ocorreram também várias pesquisas científicas, envolvendo células tronco, cura da AIDS e câncer, cura de doenças que antigamente não estavam expostas à população.

    ResponderExcluir
  21. Aluna: Cristina Caroline Galetto - 3°A paulo leminski.

    Nos últimos dez anos, muitas coisas aconteceram. Há muitos paradoxos envolvendo todo o mundo. Enquanto cientistas pesquisam sobre a célula tronco, pesquisadores tentam evoluir mais a tecnologia, coisas que ha dez anos nao imaginávamos ter e ver, a fome, desigualdade e gurras continuam acontecendo, e cada vez mais.
    O consumo é desenfreado, quanto mais a tecnologia avança, mais pessoas estão pagando um preço maior com essa "evolução".

    ResponderExcluir
  22. Kamila Ferreira, 3°B, Paulo leminski.
    Bom o texto nos passa uma realiadade q as pessoas não querem enchegar,pois fala de um mundo de coisas q as pessoas fechan os olhos pra não ter que encarar a verdade.
    Diz também de um mundo mais avançado, evoluido em questão de pensamentos e tecnologia dos seres fumanos.Cujo cada dia fica mais fazcinante para nós que a dez anos atraz não imaginamos a que ponto um ser pode chegar.E com isso no auge quem paga um preço auto somos nos pensadores e consumidores da tecnologia.

    ResponderExcluir