sábado, 20 de fevereiro de 2010

HOMILIA PARA O DIA 21 DE FEVEREIRO

1° DOMINGO DA QUARESMA



Leituras: Deuteronômio 26, 4-10; Salmo 90 (91); 1-2. 10-11. 12-13. 14-15;
Romanos 10, 8-13; Lucas 4, 1-13.


Caracterizar o tempo, marcar as nossas ações e responsabilidades de acordo com um determinado número de dias ou horas é um modo de estabelecer metas e compromissos. Assim por exemplo, o professor tem uma hora aula para expor um determinado conteúdo; o médico um tempo para a consulta; o advogado um período para ouvir seu cliente; o gerente de loja um tempo X para alcançar uma meta e assim por diante.

Na liturgia da Igreja temos o que chamamos de tempo litúrgico. E hoje estamos no primeiro domingo da quaresma. Serão quarenta dias cujo tempo será dedicado para uma reflexão mais aprofundada sobre determinados valores e atitudes que precisamos tomar. O número 40 na bíblia tem um simbolismo muito significativo, no sentido que expressa uma oportunidade para tomar outra direção. Com base nisso o tempo da quaresma, proposto pela Igreja, nos convida também a estabelecer metas e propósitos de mudança de vida. De fato, disse Jesus, não podeis servir a Deus e ao dinheiro.

O texto do Evangelho de hoje é bastante conhecido: as tentações de Jesus. É significativo como o Espírito que animou Jesus também lhe deu forças para superar a todas. As narrativas que ouvimos são apenas algumas pelas quais passou Jesus em toda a sua vida. A resistência que ele demonstra neste Evangelho permanece presente por toda a vida até que na véspera da paixão Ele Proclama: Pai não se faça a minha, mas a tua vontade.

Manter-se conectado com o Pai e com seus desígnios era uma instrução que já recebia o povo no Antigo Testamento a quem também era pedido que reconhecesse a ação de Deus por meio da devolução do seu dízimo, isto é, dos primeiros frutos da terra.

O jeito de ser povo que pertence ao seu Senhor encontra uma resposta na pessoa de Jesus sobre quem São Paulo fala na segunda leitura: Ele é generoso para com todos é Senhor de todos e não faz distinção de pessoas.

As tentações que aconteceram com Jesus, de algum modo, acontecem quase que diariamente com cada um de nós. Na medida em que nos deixamos afastar do Espírito de Deus facilmente podemos nos deixar levar pelas tentações. A coragem e a determinação de Jesus devem ser para cada um de nós um estímulo para não nos deixar sucumbir diante das fragilidades e facilidades que o mundo pode nos oferecer.

Pela penitência desta quaresma busquemos nos fortalecer no combate contra o espírito do mal e fortalecidos pela Eucaristia e pela Palavra viver de modo a servir somente a Deus acima de todos os poderes deste mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário