quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

JOGAR E PENSAR: ARTE DE FILOSOFAR

JOGO DO TANGRAM – Exercício de pensar!


Atividade realizada na semana
de 08 a 13 de fevereiro 2010



O jogo em forma de quebra cabeça cuja combinação permite a formação de um sem número de figuras e imagens exige exercício de Raciocinio. Na situação em questão, o jogo foi usado pelo professor de Filosofia da Escola Paulo Leminski, para os alunos dos 2° anos A,B,e C; 3° anos A,B,e C do ensino médio em blocos.

A motivação para o jogo exigia que os alunos organizados em grupos pudessem fazer a distinção entre trabalho em equipe, Euquipe e grupo*. Organizados em cinco grupos, quatro deles receberam uma combinação do jogo e um grupo fez a tarefa de observação participante.

Ao final da experiência todos os grupos apresentaram relatos da atividade a partir da frase motivadora: “Filosofia - arte de pensar colocando ordem na desordem”. O resultado do trabalho aparece a seguir nos comentários realizados pelos próprios educandos.

*Equipe – grupo organizado que executa uma tarefa de modo corresponsável, em geral dirigida por um cordenador e que visa o bom êxito da tarefa como resultado coletivo (Ex. Seleção Brasileira de Futebol dirigida pelo técnico com o seu respectivo corpo administrativo e capitão do time).

*Grupo – distintas pessoas que trabalham juntas, mas sem organização nem cordenação. O grupo não, necessariamente visa o bem coletivo. Alias, muitas vezes num grupo os diversos participantes lutam entre si. (Ex. BBB 10).

*EUquipe – grupo de pessoas que embora reunidas uma única pessoa, as pessoas agem individualmente cada uma mostrando as suas próprias habilidades em detrimento das demais. Este modo de trabalhar é bastante próximo do que chamamos de grupo.

17 comentários:

  1. nomes:Ana Paula,Brenda,Jocielle,Laryessa,Matheus
    2ºD Colegio Paulo Leminski
    Relatorio-Tangram a arte de pensa
    Nós conseguimos enteragir em equipe,cada um com suas idéias e sugestões para resolver o Tangam,i todos se ajudando e tentando resolver o Tangam.Nós não conseguimos grandes resultados no Tangam,mas conseguimos interagir em equipe.

    ResponderExcluir
  2. Alunos:Leandro, Vanessa, Danilo, Priscila e loana
    Serie: 2ºD

    No meu grupo houve o seguinte:
    A equipe trabalhou muito bem todos deram opinião porém houve até um líder ,conseguimos fazer alguns desenhos ,sentimos um pouco de dificuldade em montar ,tanto que achamos que estavam até faltando algumas peças!
    Acho que o faltou um pouco mais de idéias e ler o manual e também faltou tempo .

    ResponderExcluir
  3. No começo ficamos bem indecisas pois não sabíamos qual figura montar. Trabalhamos em equipe e no começo não obtivemos sucesso, mas no final do tempo dado pelo professor,conseguimos montar a figura.

    Taiane,Naira,Karen,Patricia,Laleska - 2° B - Paulo Leminski

    ResponderExcluir
  4. Vilson Ramos Rodrigues Junior:quinta-feira, fevereiro 11, 2010

    Relatorio :
    Serie:2ºC Grupo Formado Pelos Seguintes Alunos: Vilson Junior,Jean Paulo,Leonardo Jorge,Vinicius Mazai

    Como você mesmo disse professor "colocar ordem na desordem" que é uma das qualidades da brincadeira para o grupo foi bem trabalhoso pois não estavamos costumados a exercer esse tipo de pensamento e acabamos tendo um desempenho trabalhoso mais bem desarrumado bem desorganizado sem um lider e acabamos montando montando montando mais não consiguido nada mais mesmo não conseguido montar uma imagem ganhamos também com isso a não desistir pois nunca encaixava fikamos naquela vai ou não vai e dava e também em falar para o outro ajudar o outro pois o que você ve nem sempre seu amigo está vendo e com isso concluimos que mesmo sem ter conseguido montar alguma imagem tivemos exito em raciocinio e em pensar

    Desculpe pela falta de pontos e virgulas pois não estou acostumado a fazer isso na internet

    ResponderExcluir
  5. Colegio Estadual Paulo Leminski
    2ºB

    Observador : Lucas
    Grupo : Gabriele,Regiane,Brenda,Luciane,Ketlin
    O grupo estava confuso tentando montar o tangram e algumas um pouco timidas para tomar a iniciativa de guiar o grupo.Houve mais empenho da Regiane e da Luciane.Gabriele também deu conselhos e Brenda estava mais concentrada em ler as regras,Ketlin foi menos participativa.

    ResponderExcluir
  6. Colegio Estadual Paulo Leminski
    2ºB

    Observador : Gustavo
    Grupo:Ruan,Kauê,Giovani,Bruno

    O gupo estava desorganizado,mas estava animado para montar os desenhos.Ruan foi quem teve mais vontade de fazer mas os outros tambem ajudaram.

    ResponderExcluir
  7. Colegio Estadual Paulo Leminski
    2ºB

    Observador : Felipe
    Grupo : Thiago,Nicole,Jessica,Sergio
    O geupo não trabalhou em equipe mas Thiago e Jessica fizeram praticamente sozinhos.Sergio ajudou um pouco segurando a folha do Tangram mas Nicole não ajudou em nada.
    Observei que a equipe não trabalhou em equipe e os que não participaram ficaram brincando.

    ResponderExcluir
  8. Colégio Estadual Paulo Leminski
    2ºB
    Observadora: Stefanne
    Grupo: Naira,Laleska,Taiane,Karen,Patricia
    O grupo teve dificuldades em decidir qual forma fazer,mudaram varias vezes de figura.
    Todas davam opiniões por igual ,uma não mandava mais que a outra.Mas no fim conseguiram chegar a uma forma , sem discusões.

    ResponderExcluir
  9. NOMES: Jackson Gomes, Patrícia, Stella e Luana
    Paulo Leminski 2°C, Manhã

    A nossa equipe leus as instruções, tentamos de várias formas preencher o quadrado, uma delas foi tirar a base mais mesmo assim não conseguimos. Tentamos montar figuras mais nenhuma deu pra usar todas as peças.

    ResponderExcluir
  10. Colégio Estadual Paulo Leminski 2ºC (Manhã)
    Nomes: Carlos, Danilo, Eliezer, Jhonatan

    Com esse jogo nosso grupo aprendeu a pensar em grupo, ter organização e liderança. Com a ajuda de todos consiguimos criar modelos novos entre outras coisas.

    ResponderExcluir
  11. Serie :2 ano C Manha

    Grupo Observador: Regiane , Luara ,Stephoni e Dorival


    OBSEVAÇÃO : Regiane Cristina Ucinski Camargo

    DA EQUIPE : Carlos , Danilo , Eliezer e Jhonatan


    Lerão muito o manual como montar as pesas eles trabalharão em equipe
    unidos e discutirão como deve fazer pra montar resolverão montar dois de cada vez .

    Conversaram que não tinha nada ver com o jogo mais e ficaram pensando como montar eles não conseguirão com o manual e em inventarão alguns desenhos , mais de 5 vezes e trabalharão em equipes fizeram todos juntos ?
    E mandarão super bem nisso estavão cientes do que eles faziam.





    OBSERVAÇÃO : Stephoni

    DA EQUIPE : Maria Cristina , Thiago ,July e Braian .


    Notei que de alguma forma todos trabalhavam, o manual passava de mão em mão ,
    montarão e demostrava várias vezes sem seguir as instruções do manual , tentaram motar.
    As vezes o thiago fasia bricadeiras com as pessoas do grupo ao lado, e não analisava tão bem o manual , mas fora isso conseguirão trabalhar em grupo , e no final não conseguiram motar?




    OBSEVAÇÃO : Luara

    DA EQUIPE : Patricia ,Jackson , Luana , Stela .


    Trabalharam em equipe. A um lider que ajudava a comandar tudo leram o manual .
    E tentarão de varias formas e maneiras montar o jogo
    procuram saber qual é o método dos outros grupos .
    Tentavam montar pelo desenhos como exemplos .
    Bateu um pouco de desespero procuraram uma forma mais facil de montar forar
    do quadrado




    OBSEVAÇÃO: Dorival


    DA EQUIPE;Jean ,Vinicius, Vilson e Leonardo .
    Jeam e Vinicios apenas deram uma olhadinha no manual. Jeam tentou ajudar a montar o tangram
    juntamente com o Leonardo Vinicios foi oque mais tentou unir o grupo, brincou na hora da montagens .
    O grupo em certo ponto qualse conseguil forma o tangram mas não conseguiram , em certo
    momento Vilson tirou a marcação do tangram , e o grupo aceitou tranquilamente . Bom
    esse grupo não da pra se chamar de grupo, pois varios estavam pensando por si mesmos
    não pelo grupo ?

    ResponderExcluir
  12. Serie :2 ano C Manha

    Grupo Observador: Regiane , Luara ,Stephoni e Dorival


    OBSEVAÇÃO : Regiane

    DA EQUIPE : Carlos , Danilo , Eliezer e Jhonatan


    Lerão muito o manual como montar as pesas eles trabalharão em equipe
    unidos e discutirão como deve fazer pra montar resolverão montar dois de cada vez .

    Conversaram que não tinha nada ver com o jogo mais e ficaram pensando como montar eles não conseguirão com o manual e em inventarão alguns desenhos , mais de 5 vezes e trabalharão em equipes fizeram todos juntos ?
    E mandarão super bem nisso e souberam ?





    OBSERVAÇÃO : Stephoni

    DA EQUIPE : Maria Cristina , Thiago ,July e Braian .


    Notei que de alguma forma todos trabalhavam, o manual passava de mão em mão ,
    montarão e demostrava várias vezes sem seguir as instruções do manual , tentaram motar.
    As vezes o thiago fasia bricadeiras com as pessoas do grupo ao lado, e não analisava tão bem o manual , mas fora isso conseguirão trabalhar em grupo , e no final não conseguiram motar?




    OBSEVAÇÃO : Luara

    DA EQUIPE : Patricia ,Jackson , Luana , Stela .


    Trabalharam em equipe. A um lider que ajudava a comandar tudo leram o manual .
    E tentarão de varias formas e maneiras montar o jogo
    procuram saber qual é o método dos outros grupos .
    Tentavam montar pelo desenhos como exemplos .
    Bateu um pouco de desespero procuraram uma forma mais facil de montar forar
    do quadrado




    OBSEVAÇÃO: Dorival


    DA EQUIPE;Jean ,Vinicius, Vilson e Leonardo .
    Jeam e Vinicios apenas deram uma olhadinha no manual. Jeam tentou ajudar a montar o tangram
    juntamente com o Leonardo Vinicios foi oque mais tentou unir o grupo, brincou na hora da montagens .
    O grupo em certo ponto qualse conseguil forma o tangram mas não conseguiram , em certo
    momento Vilson tirou a marcação do tangram , e o grupo aceitou tranquilamente . Bom
    esse grupo não da pra se chamar de grupo, pois varios estavam pensando por si mesmos
    não pelo grupo ?

    ResponderExcluir
  13. Serie :2 ano C Manha colegio paulo leminski

    Grupo Observador: Regiane , Luara ,Stephoni e Dorival


    OBSEVAÇÃO : Regiane

    DA EQUIPE : Carlos , Danilo , Eliezer e Jhonatan


    Lerão muito o manual como montar as pesas eles trabalharão em equipe
    unidos e discutirão como deve fazer pra montar resolverão montar dois de cada vez .

    Conversaram que não tinha nada ver com o jogo mais e ficaram pensando como montar eles não conseguirão com o manual e em inventarão alguns desenhos , mais de 5 vezes e trabalharão em equipes fizeram todos juntos ?
    E mandarão super bem nisso e souberam ?





    OBSERVAÇÃO : Stephoni

    DA EQUIPE : Maria Cristina , Thiago ,July e Braian .


    Notei que de alguma forma todos trabalhavam, o manual passava de mão em mão ,
    montarão e demostrava várias vezes sem seguir as instruções do manual , tentaram motar.
    As vezes o thiago fasia bricadeiras com as pessoas do grupo ao lado, e não analisava tão bem o manual , mas fora isso conseguirão trabalhar em grupo , e no final não conseguiram motar?




    OBSEVAÇÃO : Luara

    DA EQUIPE : Patricia ,Jackson , Luana , Stela .


    Trabalharam em equipe. A um lider que ajudava a comandar tudo leram o manual .
    E tentarão de varias formas e maneiras montar o jogo
    procuram saber qual é o método dos outros grupos .
    Tentavam montar pelo desenhos como exemplos .
    Bateu um pouco de desespero procuraram uma forma mais facil de montar forar
    do quadrado




    OBSEVAÇÃO: Dorival


    DA EQUIPE;Jean ,Vinicius, Vilson e Leonardo .
    Jeam e Vinicios apenas deram uma olhadinha no manual. Jeam tentou ajudar a montar o tangram
    juntamente com o Leonardo Vinicios foi oque mais tentou unir o grupo, brincou na hora da montagens .
    O grupo em certo ponto qualse conseguil forma o tangram mas não conseguiram , em certo
    momento Vilson tirou a marcação do tangram , e o grupo aceitou tranquilamente . Bom
    esse grupo não da pra se chamar de grupo, pois varios estavam pensando por si mesmos
    não pelo grupo ?

    ResponderExcluir
  14. Nomes:Alberto,Jefferson,Kaio e Rafaela
    Paulo Leminski 3°B,manha

    A nossa equipe não deu muita importância para o manual de instruções, por isso nada foi feito. A dinâmica nos mostrou que opiniões diversas podem nos levar ao fracasso, embora muitas vezes trás a vitoria. Levamos como lição a importância de seguir as orientações mesmo que tenhamos varias alternativas. Portanto o mito da caverna nos ajuda a refletir e agir de forma mais sensata.

    ResponderExcluir
  15. nomes: jonathan,taís,viviane e emanuelly
    Poulo leminski 3ºc


    o professor Elcio nos propôs um jogo de pensar,o tangram nesse jogo tem 7 pesas com vários formato, eu e meu grupo não conseguimos montar o quadrado na hora certa mais porém nos agimos como uma equipe pois todos nós participamos desse jogo deu sua opinião. Então podemos observar que nesse fogo é mais fácil pensar em equipe do que dividualmente

    ResponderExcluir
  16. JESSIKA GABRIELLE CARDOSO , EDUARDA, ELISAMA, OTAVIO
    COLEGIO PAULO LEMINSKI 3 A
    SOBRE O TANGRAM ACHAMOS QUE O NOSSO GRUPO TRABALHOU BEM UNIDOS SEMPRE, TRABALHAMOS EM EQUIPE TODO MOMENTO , TENTAMOS MONTAR ALGUM OBJETO MAIS NAO CONCEGUIMOS CONCLUIR O TRABALHO COM SUCESSO .

    ResponderExcluir
  17. Alunos: Cristina, Mallu e Eduan - 3°A paulo leminski.

    O nosso grupo foi, na verdade, uma equipe, e ao mesmo tempo uma EUquipe. Nós conversamos muito, mas não chegamos a uma conclusão. Quando conseguíamos fazer, montar alguma imagem, era por euquipe, cada um montava do seu jeito.

    ResponderExcluir