quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

TEXTOS PARA A ESCOLA DIACONAL IV

RITO E RITUALIDADE


Frei José Ariovaldo da Silva

‘Tudo mudou. Tudo está mudando. E muita gente, no meio do impacto de mudanças muito rápidas, hoje se questiona sobre as nossas celebrações litúrgicas. Há inquietações no ar. Parece que está faltando alguma coisa. Tem algum vazio em nossas celebrações não dizem nada. São muito frias. Numa palavra não tocam. Nossas liturgias tem muita falação e muito pouco de celebração. Muitas palavras que enchem os ouvidos e a cabeça e pouca ação que toque o coração. E quando tem ação é mal feita, artificial, ou realizada com desleixo. Sem contar com objetos litúrgicos mal usados, posturas desajeitadas e até inconvenientes. Em muitas comunidades ainda usam folhetos para proclamar a Palavra de Deus. Em minhas andanças por esse Brasil afora, já vi ministros, também ordenados, levarem a âmbula com o Santíssimo de qualquer jeito durante a celebração, como se estivessem carregando qualquer coisa. E também de qualquer jeito dão a comunhão. Já vi padre rezando as orações como uma máquina de debulhar milho, e rezando mais para o missal do que para Deus. Já vi padre, todo paramentado, sentado de pernas cruzadas durante a celebração. Já vi o altar entulhado de flores como se fosse um balcão... Já vi músicos tocando e cantando como se fosse um show...Na verdade não tomamos consciência que a liturgia tem uma linguagem simbólica. Tudo deve expressar a presença deDeus’

2 comentários:

  1. Este assunto é muito delicado, na questão de se preservar o sagrado, pois vejo que muitos perderão a sencibilidade do sagrado e agem como se nada houve-se ali. A pergunta que fica no ar é: Como estão vivendo as pessoas que tem a função de levar o sagrado? Como está sua espiritualidade?
    perguntas que encontraremos no seio de sua formação, ou seja, houve um relaxamento na formção dessas pessoas.
    Paulo Cézar dos Santos, Aluno da escola diaconal São Felipe

    ResponderExcluir
  2. Meu nome é Sergio Justichechen, sou ministro da eucaristia da capela São Luiz Gonzaga do balneario Nereidas em Guaratuba. Dou aula de catequese para uma turma de 2º ano de crisma, e dada a sua experiência, gostaria de saber se o sr poderia me indicar alguma literatura ou material que possa me auxiliar ma execução das aulas.
    Foi confirmado que logo serei ministro da palavra, estou em treinamento, e se pudesse me indicar também uma literatura que me ajudasse nessa jornada ficaria muito grato.
    Meu email é sergio.representante@hotmail.com
    Grato pela atenção.
    PS. Sou conhecido da Zélia que faz parte da sua paróquia.

    ResponderExcluir