quinta-feira, 1 de abril de 2010

HOMILIA PARA O DIA 01 DE ABRIL DE 2010


QUINTA FEIRA SANTA – 01/04/2010


Leituras: Êxodo 12, 1-8. 11-14;

Salmo Responsorial 115,12-13.15-18;

1cor. 11,23-26; João 13,1-15.




A Celebração do Lava-pés, conforme denominamos a noite de hoje, antes de tudo, é um reconhecimento da capacidade de servir e da dimensão de serviço que se esconde na Eucaristia.
O texto do Evangelho do João que ouvimos na noite de hoje é um jeito diferente que o Evangelista usa para narrar a instituição da Eucaristia. Jesus que se entrega nas espécies do pão e do vinho é aquele que se põe a serviço de todos. O gesto de Jesus, de um extraordinário valor simbólico tem uma dimensão fantástica de hospitalidade, atitude própria de quem parte e reparte.
Com esta celebração nós iniciamos o tríduo pascal, isto e, os três dias que antecedem o domingo da ressurreição. Neste período revivemos a memória central da nossa fé: O extraordinário amor de Jesus pelo mundo. Sua radical aceitação ao projeto do Reino de Deus.
O texto do evangelho, narrando o episódio do lava-pés confirma o que ouvimos na primeira leitura: “Este dia será para vocês uma festa memorável em honra do Senhor, que haveis de celebrar por todas as gerações”. Jesus conclui o seu gesto recomendando aos discípulos: “Se Eu o mestre e Senhor lavei os seus pés, vocês devem fazer a mesma coisa”.
Inspirados por esta palavra. Iluminados pelo mesmo espírito que guiou Jesus nós continuamos nos reunindo em sua memória, repetimos os seus gestos, atualizamos a Palavra e elevamos nossa ação de Graças a Deus Pai.
Nisto tudo pedimos que o Senhor nos ajude a viver a mesma dimensão de alegria e de gratuidade que o Serviço da Eucaristia nos indica.
Repetimos as palavras de São Paulo: “comemos e bebemos da Eucaristia anunciando a morte do Senhor até que ele Venha”.
Que este gesto, com toda a penitência da quaresma, nos ensine a vivenciar nossas tribulações e angústias à luz da ressurreição e da Páscoa.

Um comentário:

  1. PADRE ÉLCIO: CONVIDO PARA O ENCONTRO DA FAMILIA GUIZONI EM JOINVILLE SC ,DIA 05/06/2010. PRECISO QUE CONFIRME SUA PRESENÇÃ.TEMOS Á PROGRAMAÇÃO NO GOOGLE. VER BLOG. ADEMIR.

    ResponderExcluir