sábado, 3 de abril de 2010

HOMILIA PARA O DIA 03 DE ABRIL 2010


VÍGILIA PASCAL 2010




A longa celebração desta noite, com suas quatro partes bem distintas, com direito foi chamada por Santo Agostinho de “Mãe de todas as vigílias”. A Liturgia da Igreja nos convida a celebrar recordando a ação de Deus que salvou e libertou seu povo e a reposta nem sempre coerente daqueles que foram escolhidos pelo Pai.
Os sinais do fogo e da água dispensam maiores comentários é fácil perceber que eles indicam o princípio de todas as coisas e sua presença simbólica pode ser reconhecida nos diversos momentos da ação de Deus em favor do seu povo.
A longa Liturgia da Palavra nos ajuda a percorrer o caminho que Deus fez e os descaminhos que as criaturas percorreram até a vinda do Messias.
Em resumo, as leituras do antigo testamento no aponta a obra criadora e salvadora de Deus com a respectiva promessa que nos vem pela boa do profeta.
Já São Paulo no texto de hoje nos faz compreender o sentido último da morte e ressurreição do Senhor. Tendo participado com ele, somos agora herdeiros de tudo o que Ele nos mereceu.
Não é sem razão que entre as leituras do antigo e do novo testamento nós cantamos o hino de louvor e o fazemos convencidos que o Senhor Ressuscitou e que sua vida agora nos aproxima ainda mais e de modo definitivo do mundo que Deus Pai quis para todos.
As palavras do Evangelho são confirmadas pela renovação das promessas do batismo, aceitar esta verdade implica estar disposto a trabalhar por um mundo novo e muito melhor. É obvio se fomos também nós renovados pelo Cristo, porque não dedicar-nos na realização daquilo que Ele começou.
Aqui viemos para “fazer tudo isso em memória do Senhor”. Isto significa dizer que com Jesus queremos passar da antiga à nova vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário