sexta-feira, 4 de junho de 2010

CURITIBA 04 DE JUNHO 2010

CONGRESSO LATINO AMERICANO DE EDUCADORES
DA REDE DE ENSINO SAGRADO CORAÇÃO




Do lado aberto de Cristo saiu sangue e água! Na doutrina sacramental católica esta situação dá origem aos sacramentos da Igreja. Sacramentos que são compreendidos como sinais da presença real de Jesus no meio daqueles que acreditam. Participando de tudo isso ali, ao lado da cruz, estavam a mãe de Jesus, a irmã de sua mãe e outras mulheres.
Não me parece ser fora de propósito, por ocasião de um congresso de educadores, da magnitude deste que estamos fazendo, dizer que o Sangue e água que jorraram do lado aberto de Cristo na Cruz, fizeram jorrar também a missão dos educadores na condição de sacramentos do projeto de Deus Pai. A presença da Mãe e das outras mulheres é um testemunho que daquele momento em diante a relação do Filho com o mundo e com os seus não é mais a mesma. Ganha uma dimensão de selo, de compromisso, de doação.
Creio ser possível afirmar que Ser professor, regado pelo Sangue de Nosso Jesus Cristo, consiste em ser também um sacramento dele para o mundo, e neste caso para o mundo presente em nossas comunidades escolas.
Os obstáculos que a educação experimenta a cada dia, se encarados como realmente eles podem ser, meios para alcançar os fins a que se propõe a comunidade escolar vai se tornando a cada dia mais sacramental, mais sinal e melhor oportunidade de encontro pessoal com Jesus Cristo fato que se dá na pessoa de cada professor.
É neste sentido que faço questão de usar aqui uma citação que já tenho citado em outras ocasiões cuja origem está no documento Evangelização no mundo contemporâneo do saudoso Papa Paulo VI, lá ele afirma: “O mundo moderno ouve com melhor boa vontade os testemunhas do que os mestres, e se ouve a estes é porque eles também são testemunhas”.
Por causa dessa convicção aplicamos a expressão: Mistagogia para falar da missão do professor. Isto significa dizer o professor precisa ser para a comunidade escolar alguém em quem possa ser depositada a confiança e a capacidade para solucionar muitos e grandes problemas da educação. Na condição de Mistagogos, os professores são a “lucidez intelectual, a coragem moral, cada um no seu posto, são a condição necessária para superar a invasão ideológica e subtrair-nos a uma decadência do pessoal que está ameaçando a vida humana”.
Concluindo reafirmo que do lado aberto de Cristo nasceu os sacramentos da Igreja, e nasceu também o sacramento vivo que é a vocação para o magistério cujo modelo de vida propicia para muitos o conhecimento de Jesus Cristo como a única verdade que não necessita ser contestada, mas vivida sacramentalmente nas relações da sociedade como condição para um mundo mais solidário e fraterno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário