sábado, 19 de junho de 2010

HOMILIA PARA O DIA 20 DE JUNHO 2010

12° DOMINGO DO TEMPO COMUM
Leituras: Zacarias 12, 10-11;13,1; Salmo 62 (63);
Gálatas 3,26-29; Lucas 9, 18-24


Estamos acostumados com a condição de nos responsabilizar por nossas escolhas. Isto é, na medida em que tomamos alguma decisão temos igualmente a certeza que precisamos arcar com as consequências das escolhas que fazemos. Bem sabemos que muitas das nossas opções acabam exigindo da gente esforços até maiores do que nossas próprias forças. Entretanto nem por isso deixamos de agir segundo os ditames de nossa consciência.
Esta prática mais ou menos corriqueira para nós não parece ter sido diferente na época de Jesus. No Evangelho que acabamos de ouvir os discípulos manifestam sua convicção e, por meio da palavra de Pedro, atestam que Jesus é o Messias filho do Deus Vivo. Naturalmente que Jesus aceita essa adesão voluntária e decidida deles não sem antes acrescentar como conclusão: Este que Vocês manifestam ser o Filho de Deus vai sofrer muito, morrer e ressuscitar. Quem se arrisca a fazer a afirmação que declaram precisa ter a coragem de tomar a sua cruz de cada dia e seguir os passos do messias.
Este que os discípulo reconhecem como Messias é o que foi anunciado na primeira leitura: Servo sofredor sobre quem o Espírito de Deus fará descer graça e salvação às quais serão distribuídas para todos os que creem. E isto fica claro nas palavras de São Paulo, na segunda leitura: Não há mais judeu nem grego, nem escravo nem livre, todos estão revestidos de Cristo pela graça do batismo.
O que se deu com os discípulos de certo modo continua se repetindo em cada um de nós. Se proclamamos que Jesus Cristo é o Senhor somos também desafiados a carregar nossas cruzes cotidianas. Em meio a tantas dificuldades e provações responder sobre nossas convicções em relação à pessoa de Jesus implica em praticar o que afirmamos. E, nesse caso, realizar as mesmas obras de Jesus conforme rezamos há pouco: “Senhor, nosso Deus dai-nos por toda a vida a graça de vos amar e temer, pois nunca cessais de conduzir os que firmais no vosso amor”.
Que esta Eucaristia e palavra assim nos ajudem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário