quarta-feira, 11 de agosto de 2010

AULAS NA UNOESC... - UNIDADE I

UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA
Campus de Joaçaba - Curso de Pedagogia
Componente Curricular: Educação e Multimeios
Educador: Professor Elcio Alberton
E-mail: professor.elcio@hotmail.com
Blog: www.padreelcio.blogspot.com
Fone: 41 32750578 ou 99219804


APRENDIZAGEM x RECURSOS DIDÁTICOS

Sob o ponto de vista da instituição escolar o ensino é antigo e os métodos utilizados no processo ensino/aprendizagem podem ser explicados com a história do Homem que fez uma viagem no tempo.
Por outro lado sob o ponto de vista da tecnologia o processo se renova a cada dia com uma velocidade quase impossível de ser acompanhada. Na prática quem muda constantemente são as pessoas na sua relação com as tecnologias.
No que concerne às mudanças sociais, de nível institucional Harnad afirma que passamos por 4 revoluções no conhecimento humano.
1) Aquisição da linguagem e a possibilidade de comunicação oral;
2) Advento da Escrita;
3) Invenção da imprensa;
4) O caminho interativo.

Graças a esta última revolução a humanidade experimenta uma diminuição no uso dos recursos físicos e ampliação dos recursos virtuais.
Chartier – Aponta três rupturas culturais no processo ensino aprendizagem:
1) Leitura silenciosa e virtual
2) Difusão dos textos impressos
3) Passagem do escrito para o eletrônico
Todavia também este afirma que tudo muda, mas a escola continua a mesma. A grande pergunta que continua a ser feita consiste em buscar responder como aproveitar os recursos que a tecnologia nos oferece.
Mas, se a escola continua a mesma, não obstante inserida numa sociedade em continua mutação o que dizer do professor? Este mudou? Ele não continua sendo o detentor de um “capital” profissional? E nesta condição reproduz exatamente aquilo que aprendeu, ou que leu como uma verdade pronta e acabada? Continua o detentor do saber e que transmite aos demais até se inclui no currículo ensinar sobre recursos tecnológicos na educação.
Por sua vez os alunos:
a) Não aprendem a utilizar os recursos;
b) O professor julga apelativo o uso de recursos;
c) Falta de capacitação sobre o melhor aproveitamento dos recursos;
Os alunos estão acostumados a aprender de muitos outros modos e, sobretudo fora da escola. Já vai longe o tempo em que ficava reservado aos bancos escolares, às bibliotecas escolares e ao professor como transmissor do conhecimento.
Parece imprescindível que se faça alargar o conceito de Didática passando da simples norma fria e técnica para a compreensão que de é mais do que ensinar, e que consiste em influenciar comportamentos.
Isto implica comunicação e utilização de recursos os quais não podem ser vistos apenas como substituto para o professor faltante ou com dificuldades de transmissão de conteúdos.
O aproveitamento dos recursos tecnológicos exige empatia, não a tecnologia pela tecnologia. O efeito do processo reside no efeito do meio. (Exemplo: telejornais ou novelas?).
Todavia o professor continua insubstituível, na medida em que ele medeia o diálogo que conduz ao aprendizado. Neste sentido os professores necessitam atualização, formação constante tanto no que se refere a conteúdos como metodologias e procedimentos didáticos. O contrato didático necessita ser refeito constantemente.
O mais importante não é a atualização de equipamentos, mas seu uso racional. No que se refere ao aprendizado trata-se de utilizar o melhor dos recursos: a pessoa do professor e do aluno.
É muito fácil incorrer em erros no que se refere ao uso das tecnologias e a valorização que delas se faz na medida em que se esquece o que acabamos de citar no parágrafo acima. O recurso tecnológico, como já se disse, não tem finalidade em si mesmo senão em aumentar a eficácia do trabalho das pessoas que efetivamente fazem a educação: professores e alunos.
Para conceituar o que são recursos tecnológicos pode-se dizer que:
As tecnologias aplicadas ao processo de ensino/aprendizagem não se limitam a nenhum meio ou instrumento em particular. Neste sentido se deve admitir que recursos tecnológicos não se resumissem a utilização de uma série de equipamentos. Parece mais adequado afirmar que eles se constituem numa maneira de planejar, realizar e avaliar o processo ensino/aprendizagem. Eles consistem muito mais na combinação de distintos meios que tornem o processo mais eficiente.
È importante reconsiderar que o enfoque principal do processo de tecnificação não pode ir noutra direção senão na valorização primordial das pessoas envolvidas, isto é, alunos e professores. Os melhores equipamentos/recursos serão aqueles que a comunidade escolar seja capaz de melhor explorar todas as suas funções. Pouco ou nada vi acrescentar na eficácia do aprendizado uma série de recursos que sejam subutilizados. Situações desta natureza diminuem os recursos humanos e a qualidade destes em detrimento daqueles.
Por esta razão a primeira atitude do educador não poderá ser a de reservar ou selecionar recursos físicos para uso didático/pedagógico, antes disso precisará levar em conta a matéria prima de que dispõe: o ser humano.
Certamente será possível mensurar o nível de eficiência dos distintos meios utilizados ao longo da história não por eles mesmos, mas pelos objetivos que alcançaram.
Sob o ponto de vista sistemático, quem precisa estar no centro de todo o processo tecnológico é o aluno. Será por conta dele que os meios tecnológicos são ou deixam ser necessários e importantes. Quatro perguntas e sete passos precisam ser considerados no que se refere às tecnologias na arte do aprendizado.
Perguntas:
1) O que devem buscar as escolas e quais objetivos devem ajudar as escolas para que os alunos se realizem?
2) Que experiências de aprendizagem devem buscar os estudantes com o objetivo de alcançar as metas e com quais modos podem levar a bom termo?
3) Quais os ambientes físicos nos quais se podem realizar as atividades em vista dos objetivos e que recursos pessoais convém usar?
4) Quais observações experimentais se devem considerar a fim de que formar um critério para avaliar em que medida os educandos alcançaram os objetivos e como se pode melhora o sistema a fim de que os objetivos sejam mais eficazmente alcançados?

Passos:
1) Definir os objetivos e conteúdos;
2) Selecionar as experiências de aprendizagens mais adequadas e tanto quanto possível individualizá-las;
3) Selecionar um ou mais formatos adequados para as experiências de aprendizagem;
4) Selecionar as instalações físicas para concentrar nelas as experiências de aprendizagem;
5) Designar atividades e responsáveis por cada uma delas;
6) Escolher materiais e equipes adequados;
7) Avaliar os resultados e propor as melhorias para o futuro.

CONCLUSÃO
Os elementos levantados nesta breve exposição ajudam a formar um marco de referência para a aplicação de recursos tecnológicos na educação. Parece claro que o centro de todo o processo é a pessoa que está envolvida na arte de aprender e ensinar (professor-aluno-professor). O aluno deverá ser sempre o centro das preocupações e em vista dele tudo o resto deve ser preparado e planejado. Para personalizar o processo o professor é convidado a perceber como cada estudante tem acesso e faz uso do acesso de que dispõe para o seu aprendizado.
Não é raro que um professor depois de utilizar todos os recursos tecnológicos disponíveis na sua escola termine com uma grande frustração. Outras vezes atribuíra o insucesso do processo de aprendizagem à falta de recursos que esta ou aquela instituição apresenta.
A primeira, elementar e única certeza para a qual todos os professores precisam ter alta consideração consiste precisamente adaptar o que se tem às situações e circunstâncias. A satisfação das necessidades não se dará exatamente pela quantidade de recursos tecnológicos disponíveis, mas pela capacidade de bem explorar o potencial de cada um e das pessoas envolvidas no processo.


Referência Bibliográfica
BROWN e. & LEWIS B, & HARCLEROAD, F. Instrución Audiovisual, México, Editorial Trillas, 1977, p. 1- 48.


Um comentário:

  1. Cristina Wasserberg Marcon 8ªFase Ped.terça-feira, agosto 31, 2010

    As práticas escolares, em muitos casos estão se tornando obsoletas pois, as crianças que temos hoje não são as mesmas de anos atrás, estão a frente nos meios de comunicação e tecnológicos, pois passsam mais tempo vendo TV,na Internet,etc, mesmo os de baixa renda (na região sul - Joaçaba, Herval d'Oeste, Capinzal,etc).
    Se bem utilizados os recursos tecnológicos, mesmo os que chamamos ultrapassados podemos obter otimos resultados, mas isso implica em uma mudança de postura profissional do educador. dentro dessa mudança, inclui novas metodologias,e maneiras de trabalhar com o aluno, para se obter o ensino e a aprendizagem professor-aluno-professor.

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