sexta-feira, 6 de agosto de 2010

HOMILIA PARA O DIA 08 DE AGOSTO 2010

XIX DOMINGO DO TEMPO COMUM


Leituras: Sabedoria, 18,6-9; Salmo 32(33);
Hebreus, 11,1-2.8-19; Lucas 12,32-48.


Na última quinta feira ao iniciar o debate com os presidenciáveis a produção do programa responsável pelo evento fez uma pergunta dirigida aos quatro candidatos presentes: "Dentre as três urgências Saúde, educação e segurança, qual delas será a preocupação do seu primeiro dia de governo?". Todos, segundo suas convicções, procuraram responder, entretanto nenhum deles se arriscou isolar uma delas como se esta fosse a mais necessária, ou importante para um governo. Isto deixa a entender que no exercício de uma responsabilidade a pessoa precisa ver globalmente, afinal as situações e soluções nunca se dão de modo isolado.
Parece ser esta a ótica da Palavra de Deus neste domingo. As três leituras apontam para o Reinado de Deus, como realidade ampla e que precisa ser entendido acima de todas as particularidades do cotidiano. O Reinado de Deus não se resume a alguma pequena conquista ou atividade, Ele será tanto mais compreensível quanto maior for a responsabilidade dos que o buscam.
Isto será aplicável aos governos, aos lideres das Igrejas, aos pais de família e a todos quantos estão a frente de qualquer atividade ou são responsáveis pelo bem de outros e consequentemente da sociedade.
No evangelho Jesus conta três pequenas parábolas em todas elas a mensagem central é maior do que o fato por elas relatado. Ele conclui: onde estiver o seu tesouro aí estará o seu coração! E não tenham medo: Deus quer lhes dar o Reino. O Resto? É resto, será acréscimo, virá como resultado do empenho por aquilo que é muito maior. A todos e em todas as circunstâncias Jesus pede uma única atitude: Fiquem preparados!
Isso que Jesus fala no evangelho já estava implícito na primeira leitura: Deus agiu ao longo da história. Tudo o que aconteceu neste tempo é obra de Deus, ou melhor, contou com o seu braço poderoso e por isso ninguém cessa de elevar louvores, como fizemos no salmo responsorial.
Na carta aos Hebreus pudemos perceber como a realidade da fé mudou a vida e garantiu outro modo de vida para muitos ao longo do tempo, isso certamente será dado também a cada um de nós: “A fé é a certeza daquilo que ainda se espera, a demonstração de realidades que não se veem”.
Entre nós existem muitas realidades que são contrárias ao plano de Deus, não dá para fugir da nossa responsabilidade em transformá-las. A pergunta que fez Pedro pode ser feita por cada um de nós: Senhor, é para nós ou para todos que contas estas parábolas?
A resposta de Jesus se aplica ao nosso cotidiano, fiquemos sempre preparados. Um dos modos de nos preparar é reunião festiva da ceia do Senhor que viemos celebrar a cada domingo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário