quinta-feira, 5 de agosto de 2010

MULTIPLICAR É PRECISO

SEMINÁRIO QUE BICHO É?


Elcio Alberton
Indicações para realização de seminário.
Texto em vista da disciplina teorias da educação.
Sob a orientação
das Professoras Joana Paulin Romanowski
e Pura Lúcia Oliver Martins

A palavra tem sua etimologia na raiz latina “seminarium” cujo significado quer dizer sementeira. Naturalmente essa palavra significa proliferação, não sem razão o termo passou a ser usado como recurso didático pedagógico para semear ideias.

Segundo Juan Bordenave •: "A palavra seminário tem a mesma etimologia de semente, o que parece indicar que o seminário deve ser uma ocasião de semear ideias ou de favorecer a sua germinação".

De acordo com o texto proposto pelas professoras a realização de um seminário é facilitar aos participantes uma reflexão mais aprofundada de um determinado problema. Trabalho que naturalmente implica atividade de equipe. Por falar em equipe é importante diferenciar equipe de grupo, enquanto o primeiro é um trabalho coletivo o segundo pode significar apenas uma reunião de pessoas onde nem todos visam os mesmos objetivos e interesses.
Algumas condições são essenciais para o bom êxito de um seminário e merecem ser elencadas:
a) Contato íntimo com o texto;
b) Compreensão da mensagem central do texto;
c) Interpretação do conteúdo;
d) Discussão do problema que se apresenta no texto.
Estes quatro pontos estão detalhados num trabalho nosso intitulado: Leitura, análise e interpretação de texto e publicado em nosso blog: www.padreelcio.blogspot.com
Os objetivos do seminário serão tanto mais eficazes quanto maior for o envolvimento de todos os participantes no processo, isso significa dizer quanto mais efetivo for o trabalho de equipe. A realização de um seminário pressupõe um roteiro didático, e pressupõe uma organização mínima a qual pode ser descrita nos seguintes tópicos:
a) Apresentação de um texto base;
b) Indicação das grandes linhas a serem abordadas;
c) Esquema em forma de índice;
d) Roteiro guia para a realização do evento;
e) Análise textual e interpretativa;
f) Pesquisa sobre outras fontes (contextualização);
g) Leitura e exposição resumida do texto;
h) Formulação de perguntas contextualizadas;
i) Indicação de bibliografia de referência.
Estes nove itens supõe que sejam apresentados pelo coordenador, no caso de um seminário em sala de aula pelo professor. Mas também podem ser apresentados e organizados pelos membros da equipe responsável pela condução do evento. Todos eles têm implicância no processo de preparação daí ser importante que os passos sejam executados durante a preparação do seminário, ou melhor, ainda no ato de apresentação do texto base.
No dia da realização do seminário, o coordenador fará bem o seu papel se apresentar um estudo pessoal do que foi proposto, este estudo pode ser em forma de roteiro interpretativo e quanto mais pessoal for melhor será a realização do seminário.
Naturalmente que no dia do seminário todos os participantes já terão lido o texto de referência que foi apresentado e terão contribuições a fazer. Mas, existem ainda outras técnicas, sobretudo se o grupo for grande demais, é importante organizar debatedores que se pronunciem a respeito do tema.
Outro modo de fazer acontecer um seminário será um roteiro de questões o qual apresentado aos participantes pode ser respondido individualmente ou em equipe de acordo com o tema e número de participantes e muito logicamente capacidade de reflexão teórica dos mesmos.
Retomando a afirmação de seminário como sementeira, ou como trabalho coletivo é natural que esteja subentendido o empenho de todos. Espera-se que ninguém vá para o seminário como “expectador mudo”.
De forma nenhuma será de se supor que o seminário seja uma aula expositiva apresentada por qualquer um dos participantes, seja ele professor, coordenador ou outro elemento da equipe.
Feitas estas considerações parece compreensível o esquema geral de um seminário:
a) Introdução pelo professor.
b) Apresentação pelo coordenador.
b.1) Tarefas, procedimentos adotados, cronograma.
b.2) Introdução e contextualização do tema.
b.3) Esclarecimentos em relação ao texto.
c) Execução coordenada das várias atividades propostas.
d) Introdução para a discussão (colocação de elementos mais questionadores)
e) Síntese final.
Existem outros passos para a realização de seminários e roteiros bem mais amplos e elaborados, neste caso estamos nos referimos a seminários realizados dentro de uma sala de aula com tempo limitado e participantes que se supõe tenham nível de reflexão semelhante. De todo modo, qualquer que seja o seminário supõe sempre o conhecimento da totalidade do objeto de discussão por parte de todos os envolvidos, sob pena de não ser um trabalho de equipe, mas de EUquipe e como resultado não se constituir em sementeira de novas ideias.

Um comentário:

  1. Excelente blog, Elcio, parabéns pela iniciativa.
    Fabiana(disciplina Teoria da educação)

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