terça-feira, 24 de agosto de 2010

PENSANDO A PEDAGOGIA

CURRÍCULO OU CURRICULUM?


As expressões que aparentemente são iguais ou decorrentes uma da outra, na prática não são tão iguais. A contextualização do significado em seu sentido mais amplo dá conta da diferenciação entre os vocábulos em referência.
A palavra currículo parece indicar um esquema fechado de informações e dados julgados importantes no processo de aprendizagem, quase como que limitado a condição de quem transmite saber para outro que passivamente recebe. O vocábulo parece tratar da criação de um binário curricular, e não daquilo que pode ser denominado com a expressão “curriculum” no sentido de incorporação, de fazer parte, de identificar, de ser um modo de organização.
O termo curriculum parece dar a ideia mais ampla que não se limita a condicionamentos textuais, mas que leva em consideração a complexidade da educação na relação com o contexto no qual o processo ensino-aprendizagem encontra-se inserido. Sob esta ótica é muito mais compreensível a missão do professor interrelacionada com o aprendizado.
Na medida em que se tem mais clara a compreensão do que seja curriculum para além da restritiva relação de conteúdos que serão ministrados dá-se o início a um processo de cruzamento de realidades muito mais profundas do que a mera transmissão de conteúdos ou de informações. Em outras palavras esta situação acaba por expressar a função da escola naquilo que ela tem de mais peculiar: fomentar as transformações
pessoais e sociais.
Neste sentido se pode afirmar que o desafio número do ensino consiste em garantir que o curriculum seja a expressão das competências humanas, como de fato as vezes se faz apresentar: resumo da própria história.
Para que isso seja realmente verdadeiro alguns pressupostos são necessários:
a) Que o curriculum compreenda uma visão orgânica do saber;
b) Seja interdisciplinar;
c) Identifique relações.
Se levadas em conta estas condições mais facilmente se estará próximo de tornar o currículo como o ponto central de referência na melhora da qualidade do ensino, na mudança das condições da prática, no aperfeiçoamento dos professores, na renovação da instituição escolar em geral e nos projetos de inovação dos centros escolares. Sendo assim expressão da função socializadora da escola. Parece que ainda se está desafiado a construir o curriculum como competência integradora e inovadora capaz de humanizar mais do que formatar o ser humano e o saber que este produz.
Dentre as condições importantes na experiência curricular há de se levar em conta que se trata de uma das principais atividades humanas. Vai além da preparação profissional se constituindo num exercício de cidadania que supere os processos de produção.
Na qualidade de curriculum se constitui muito mais do que um instrumento de regulagem da aprendizagem e a avaliação supera de longe a visão interpretativa e numérica de comunicação de resultados para se constituir num observatório no qual os erros são superados na forma de aprendizado.
O curriculum não anula nem diminui a importância da avaliação, mas este aspecto deixa de ser somativo para ser formativo e diagnóstico. Feitas estas considerações é mais bem compreendido a função do currículo como espaço no qual são facilitadas a construção e o advento de um ser humano sujeito e singular sobre quem se pode usar a sentença de: 

David Purpel1, citado por O’Sullivan 2004, quando afirma que os educadores tem a responsabilidade específica de forjar um amplo sistema educacional de crenças que sempre leve em conta os problemas do cotidiano. Uma das suas proposições consiste em afirmar que a educação tem por missão cultivar e promover o desenvolvimento de um misto cultural que sirva de base para a fé na capacidade humana de participar da criação de um mundo de justiça, compaixão, cuidado com o outro, amor e felicidade.

5 comentários:

  1. Muitas vezes realizamos certas “tarefas”, sem nem nos darmos conta do verdadeiro significado destas. Por exemplo, quem de nós, professores, nunca parou para planejar, pensar o currículo, o que não fizemos é pensar no verdadeiro significado da palavra. Ao ler o texto pude ter a verdadeira noção do significado de cada uma das palavras. Na verdade falamos muito de currículo, mas na maioria das escolas o que acontece é o curriculum, apenas usamos a nomenclatura errada, pois acreditamos que Curriculum deve ser algo amplo e principalmente flexível.
    Natheuska Bonatto

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  2. Esta diferencia ção de currículo e curriculum nos deixa claro que no que se refere ao curriculum abren-se oportunidades do sujeito participar da construção do aprendizado, como afirmao texto um dos aspectos mais importantes é que o mesmo seja interdisciplinar, ou seja, que compreenda as diversas áreas do conhecimento.

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  3. Ao ler este texto, analisei que as vezes não nos damos conta de alguns significados que passam por nossas vidas. É o que acontece na educação, onde na teoria é tudo "bonito" mas no momento da prática deixamos de lado, tapamos nossos olhos. Isso também ocorre em relação ao curriculo, que é deixado de lado nas escolas, que não é seguido e nem visto.
    Contudo achei interessante no texto os pressupostos referente ao curriculo, e também concordo que o ensino melhorará se houver um currículo que atenda a esses pressupostos.
    Carla Modesto

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  4. Rosimar S.A.P.Da silva.sábado, setembro 11, 2010

    o texto nos mostra que o curriculo alem de tudo é uma preparação profissional para podermos desenvolver as atividades adequadas durante o processo de produção. O curriculo nos mostra um aspecto que nos ajuda observar e analizar com uma visão melhor os resultados durante o ensino aprendizagem e na avaliação.

    Rosimar S.A.P. da Silva

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  5. O currículo de hoje deve ser funcional. Deve promover não só a aprendizagem de conteúdo e habilidades específicas, mas também fornecer condições favoráveis à aplicação e integração desses conhecimentos.
    Favorecendo o desenvolvimento das capacidades do aluno para novos conhecimentos e solucionar problemas, muitos dos quais comuns no seu dia-a-dia.

    Rosana Appleyard

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