sábado, 30 de outubro de 2010

03 de novembro de 2010...


20 ANOS NO MINISTÉRIO PRESBITERAL


“ENTOAI AÇÃO DE GRAÇAS
E CANTAI UM CANTO NOVO
ACLAMAI A DEUS JAVÉ,
ACLAMAI COM AMOR E FÉ”
Fiz-me tudo para com todos!


Parece que foi ontem! Sim, os muitos cabelos que já não estão mais na cabeça, os poucos, mas significantes quilos que ganhei, as rugas que formam pés de galinha no rosto, são apenas aspectos externos e sinais evidentes de que muita coisa mudou nestes 20 anos.
Alguns vícios, muitas fraquezas, teimosias e perfeccionismos continuam, se aperfeiçoam, ora são corrigidos, ora se repetem. Alegrias, realizações, exílio, compreender e ser compreendido, amar e ser amado.  Esta é a vida e nada impede de afirmar que a “vida é bonita e é bonita! Cantar e não ter a vergonha de ser feliz e se saber um eterno aprendiz”.
Depois de 20 anos que sou padre, sabe o que eu faria se não fosse? Faria tudo para ser! E o faria por causa de Jesus Cristo nosso Senhor e do seu reinado! Uma certeza me faz cada dia mais convencido: Deus e seus mistérios nos fazem sempre melhores e mais felizes! O  lema que escolhi para a o dia da minha ordenação merece ser lembrado: “Servir na alegria e na Caridade!” A partir dele aproveito para algumas recordações daquele  03/11/1990.
Recordo com particular afeto as milhares de pessoas que vieram de perto e longe  e na tarde do 03 de novembro, lotaram completamente a Igreja Matriz são Joaquim de Verê – PR. As palavras, os cantos, a alegria que se estampava no rosto de todos e porque não o espanto. E eis que as palavras do bispo ordenante dão o tão com que tudo vai acontecer: “Vamos tirar de vez a ideia que vocês vieram aqui para ver a ordenação que o bispo vai fazer! É todos juntos que vamos ordenar o Elcio”.
Seguida delas e muito mais importantes e necessária a leitura da Palavra de Deus o texto de Jeremias 1, 4-8: “Antes do seu nascimento, quando você ainda estava na barriga da sua mãe, eu o escolhi”;  1Coríntios 9,16-23: “Eu não tenho o direito de ficar orgulhoso por anunciar o evangelho. Afinal de contas, fazer isso é minha obrigação”.  E Mateus 10, 5-10; 16. 24-25: “Vão e anunciem isto: O Reino do céu está próximo. Nesta viagem não levem nem sacola, nem uma túnica a mais, nem sandálias, nem bengala para se apoiar, pois o trabalhador tem o direito de receber o que precisa para viver. Eu estou mandando vocês como ovelhas para o meio de lobos. Seja esperto como as cobras e sem maldade como as pombas. Nenhum aluno é mais importante do que o seu professor e nenhum empregado é mais importante do que o seu patrão”.
A força desta palavra me acompanha diariamente e se torna verdade em todas as minhas ações. Deus realmente está comigo e me ama!
Logo depois, no Rito da ordenação a Saudosa Professora d. Celestina, faz uso da palavra e afirma: “Desde os 6 anos o Elcio dizia que queria ser padre e até o apelido dele era padre!” Na homilia D. Luiz Colussi retoma o pensamento afirmando: “Não importa a perfeição. O que conta é a generosidade. É isto que faz com que um homem de 28 anos aceite dizer um sim como o Elcio está fazendo agora. Então como esta aqui é uma reunião de irmãos e não uma coisa muito formal quero lhes dizer que daqui apouco vocês todos poderão continuar a chamar o Elcio com aquele apelido que vocês o chamavam quando ele tinha 6 anos”. E de fato, pouco depois, ao entregar-me as oferendas, Ele mesmo, Dom Luiz, foi o primeiro a proclamar em alto e bom tom: “Padre Elcio recebe a oferenda do povo, para apresentá-la a Deus. Toma consciência do fazes e põe em prática o que vais celebrar, confirmando tua vida ao mistério da Cruz do Senhor”.
Tudo o que ali se passou naquele dia não teria terminado bem sem que tivesse sido entoado o canto “Eu te exaltarei, meu Deus e rei por todas as gerações, és o meu Senhor pai que me quer no amor”.
20 anos já se passou desde aquele dia e mais do que nunca é imperativo aceitar que Deus nos põe a prova, não para nos provocar, nem tampouco para nos desanimar. Ele quer nos fazer sempre melhor e mais fiel no serviço e no discipulado. A palavra da Escritura, como já afirmei, tem se mostrado realidade e vida em todos os meus dias. A exortação do Bispo continua sendo um estímulo para o meu ministério: “Não importa a perfeição, importa a generosidade”. Isso não significa que o esforço para ser melhor não me acompanhe, pelo contrário, procuro todos os dias “colocar em prática aquilo que celebro e confirmar a minha vida ao mistério da cruz do Senhor”.
Em 20 anos, posso dizer que procurei fazer-me tudo para com todos a fim de ganhar alguns a qualquer custo. Tive momentos de extraordinária alegria, não faltaram provações e desafios. Nem sempre fui fiel à Igreja e ao povo, mas nem sempre a Igreja e o povo foram fiéis comigo. Tem alguém que nunca faltou este se chama Jesus Cristo e é por causa dele que vale a pena ser padre.
“Uma vez mais, amados irmãos” (diria Dom Luiz Colussi), coloco minha vida nas mãos de Deus. Posso dizer que me encontro naquilo que os psicólogos da religião chamam de Idade da Generatividade, isto é, olhar para traz e poder reconhecer “os filhos dos meus filhos”, ou seja, muita coisa bonita é fruto daquilo que Deus realizou por meio do meu ministério. Espero com a Graça de Deus e a prece de todos os meus amigos olhar para trás dentro de alguns pares de anos e repetir com alegria: “lá, em 1990, eu fui ordenado padre”
Pároco de aldeia, professor, 
missionário, estudante, fiz-me tudo para com todos!
Missionário...

Um comentário:

  1. Parabens pelos seus 20anos de vida religiosa e que o senhor seja muito feliz nessa sua caminhada continue sendo sempre essa pessoa maravilhosa que é e que DEUS o abençoe.

    ResponderExcluir