terça-feira, 19 de outubro de 2010

CONSIDERAÕES PARA A DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR

Faculdade de Tecnologia CETEP Rua Francisco Torres, nº 768
Especialização em Gestão Pública
Componente curricular: Metodologia do Ensino Superior
Professor: Elcio Alberton
Email: professor.elcio@hotmail.com
www.padreelcio.blogspot.com
Segundo semestre 2010.


 
AVANÇOS E DESAFIOS NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM1
Há poucos dias o mundo assistiu ao resgate de um grupo mineiros no deserto do Atacama no Chile. A ousadia do processo resgate se somou a habilidade das equipes de salvamento. Mas o mundo inteiro também pode ver e ouvir referências sobre as distintas habilidades de cada um dos que estavam "presos" no interior da mina e como colocaram a serviço do grupo e da vida as qualidades e aptidões de cada um.
Esta semana, comovente e apoteótica nada mais faz do que confirmar uma realidade que todos conhecemos: "No exercício da profissão, há necessidade de prestar atenção para algumas habilidades facilitadoras do processo de ensinar e aprender".
Sob esta ótica ao tratar do trabalho docente na universidade requer-se um olhar atento às situações socioeconômicas, políticas e culturais das quais a comunidade universitária está envolvida. Naturalmente a visão e a missão da instituição é um critério
Podemos qualificar este olhar sob a ótica do:
Compromisso filosófico: Isto é dar um salto de qualidade no sentido de garantir uma formação que sintonize teoria e prática. Realizar um constante "passeio", ou melhor, revisão sobre o que se aprende se ensina e se torna prática. Sob o ponto de vista filosófico implica repensar as grandes questões éticas que angustiam o ser humano no decorrer da sua existência.
Compromisso político: Isto nada tem a ver com opção político partidária, mas com formação para a cidadania. Garantir uma formação geral e contextualizada sem deixar de olhar de modo claro às necessidades específicas do educando. Compromisso político significa formação com consciência crítica dando ênfase a novas e atuais descobertas na ótica da democracia e participação.
Compromisso com a ciência: O papel do professor universitário deve apontar para a construção de novos saberes por meio da pesquisa e produção. O mundo acadêmico da modernidade está embebido da cibernética, da holística e sedento de novas respostas que se dão à velocidade da luz. Em virtude disso uma docência que apenas transmita conhecimentos, ou informações deixa de ser interessante beirando quase o inadequado. O compromisso com a ciência implica em respeito a princípio éticos e valores morais que apontam para o respeito à dignidade, à criatividade, à sustentabilidade.
Alguns requisitos são indispensáveis para a docência universidade. Parte deles faz parte do se chama requisito legal, isto é, titulação, produção de conhecimento em outras palavras "Currículo". Outro requisito não menos exigente se enquadra na dimensão pessoal e está na linha da resistência física, comportamental, e intelectual, ou seja, é um questão de "Curriculum". Há ainda os chamados requisitos técnicos que pode ser qualificado como "conhecimento do conteúdo que leciona. Ensinar é um processo complexo que requer conhecimento técnico facilitador da aprendizagem". Um professor sem conteúdo pode ser comparado a "um saco que pode ser chutado de cá para lá".
Além destes requisitos não se pode menosprezar as habilidades de compreensão, o que pode ser traduzida como capacidade de realizar pactos que não sejam medíocres, mas que falem a língua do educando. O desenvolvimento de capacidade de linguagem além do coloquial e regionalista, casuísta presa a cacoetes. O professor que se auto-avalia vai muito além do achismo e aponta dados, números afirmações qualificadas. A capacidade de falar a trabalhar com emoção sem se deixar envolver pela emoção é um dado imprescindível.
Ao lado das qualidades facilitadoras do processo se associam igualmente condições perturbadoras. Entre estas são evidentes os portadores de comportamentos sádicos, masoquistas e fálicos. Um professor com desequilíbrios de personalidade compromete o ato de educar. Naturalmente o domínio do conteúdo é uma e exigência indispensável em ambas as situações o professor necessita cultivar a virtude da humildade como condição para convencer que não é o dono da verdade, sem esta condição o professor continuará sendo um juiz do aprendiz considerando-o incapaz e sem qualificações para o aprendizado.
Em resumo é possível indicar algumas condições bastante objetivas no processo ensino-aprendizagem:
A) Conhecer o aluno no seu cotidiano e sua história;
B) Avaliar os problemas de comunicação;
C) Facilitar e utiliza a comunicação;
D) Não se aterás estruturas de poder;
E) Observar o crescimento dos alunos;
F) Ficar atento aos argumentos dos alunos;
G) Exercitar pelos menos três idiomas;
H) Não ser insistente nos mesmos argumentos;
I) Prender-se aos fatos;
J) Compreender o que significam os números;
K) Não se deixar envolver pela emoção;
L) Aperfeiçoar-se nas técnicas de comunicação;
M) Avaliar o conteúdo trabalhado processualmente;
N) Convencer da metamorfose pela qual passa a civilização.
E finalmente ter certo que não existe verdade perene e absoluta.


1 Considerações a partir da leitura do texto citado na referência bibliográfica.

Referência Bibliográfica

CIMADON, Aristides. 
Enisno e aprendizagem na universidade – um roteiro de estudo. Joaçaba, editora UNOESC, 2008, p. 109 -115.

11 comentários:

  1. A qualidade no aprendizado deve ser de modo teórico e prático para que o formando ao sair da universidade tenha habilidades em seu local de trabalho e não só teoria, que é o que vem acontecendo muito na sociedade.
    A pesquisa, o conhecimento e a informação são primordial na vida do ser humano para um fururo brilhante.

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  2. Prof. Elcio!!!
    Interessante a comparação feita a respeito das palavras "Currículo" e "Currículum" até então eu entendia apenas como uma mera tradução português/latin e vice versa, e fica ainda mais esclarecedor quando complementamos a versão em latin para "Curriculum Vitae"

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  3. É muito importante a atualização constante do docente, para poder transmitir para o discente um conteúdo seguro para seu aprendizado.

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  4. Maria Elena Rocha de Françasexta-feira, outubro 22, 2010

    A globalização como resultado do avanço tecnológico,é bom tendo em mente a transformação própria da sociedade com o desenvolvimento tecnológico,desde que não venha mecanizar o coração do pobre homem.

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  5. A maioria dos professores não conhece o Projeto Pedagógico do Curso, nem a importância e a relevância de sua disciplina neste contexto. Imagine se ele se preocupará em conhecer seu aluno, observar seu crescimento... Metamorfose urgente neles!!!
    Destaques das apresentações na aula passada:1)Nunca havia pensado sobre os cursos superiores de tecnologia e no seu prazo de integralização, será que realmente formam? 2) Complementação entre trabalho e produção, superação do ócio/negócio. 3) O professor não é dono da verdade.

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  6. Avanços e Desafios no Processo Ensino Aprendizagem.

    A missão quase impossível de resgatar com sucesso os mineiros no Chile, fez com que os homens trocassem suas experiências, seus conhecimentos, suas especialidades, juntaram forças e muito conhecimento associados à alta tecnologia atual para que esta missão tivesse o êxito que teve resgatar os mineiros com vida. Por outro lado fez também com que esses homens, vivendo em condições precárias, onde a vida estava literalmente por um fio, sem luz solar, sem água, se unissem, colocando suas qualidades e aptidões a serviços de todos, nestas condições novamente o homem teve sucesso. Aprender a aprender, ensinar o que cada um sabe de melhor, então quando for preciso reunir forças e conhecimento para se chegar a um propósito maior, sem um querer derrubar o outro, sem um querer ser melhor que o outro, uma verdadeira lição de vida para todos os envolvidos, onde todos aprendem e repassam seus conhecimentos em benefício na maioria

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  7. A nova educação do século XXI prima pelo compromisso filosófico, repensando as grandes questões éticas que angustiam o ser humano, formando consciências críticas para descoberta de novas óticas na democracia, principalmente buscando conhecimentos técnicos e científicos que aumentem o respeito à dignidade, à criatividade e sustentabilidade.
    Com a mídia eletrônica, a internet e a rapidez de informações, cabe ao professor ser um facilitador e orientador dos alunos para filtrarem o que é válido e confiável, pois este século impõe uma nova ética e moral mais flexíveis e globalizadas.

    Gildelena de Fatima Blanc Mottin
    aluna da Pós-Graduação Gestão Pública/CETEP

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  8. ANTONIO ENRRIQUE CORADASSI BUFFsexta-feira, novembro 12, 2010

    QUANDO SE APRENDE ALGO NOVO,E PORQUE QUEM TRANSMITIU A MENSAGEM POSSUI CONHECIMENTO E HABILIDADE E DEDICAÇAO PROFISSIONAL EM TUDO OQUE ESTA FAZENDO

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  9. A Ciência e a tecnologia é positiva, porém, leva o homens a uma enganosa sensação de independência. Quanto mais a ciência evolui, o ser humano confia mais na força do seu braço, ou seja (no conhecimento que possui). A Bíblia diz que "a chegariam tempos em que a ciência se multiplicaria e o amor se esfriaria". É notório que o indivíduo cada vez mais busca os seus próprios interesses. O relacionamento, o amor ao próximo está cada vez mais raro de ser visto.
    Ao lançarmos totalmente nossas expectativas na ciência, conseqüentemente abandonamos a Fé em Deus, aí se dá o início do fim.
    Cristo diz; que sem Ele nada podemos fazer.

    Avanços e desafios no processo de ensino aprendizagem, metodologia do ensino superior, são extremamente necessários para a transformação dos indivíduos, porém ela nunca substituirá o campo da Fé, do sobrenatural. Em meu ponto de vista uma coisa complementa a outra.

    Edilson Pina Pinto
    Aluno da Pós-Graduação do CETEP

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  10. Independente das inovações tecnológicas nossa vidas sempre serão um eterno aprender, onde a troca de informações professor/aluno e aluno/professor será um eterno aprender.
    Suzana Guimarães Eckart
    Aluna da Pós graduação de Gestão Publica no Cetep - Curitiba

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  11. Interessante o exemplo do drama vivido recentemente pelos mineiros no Chile para iniciar essa discussão. Entender as características do perfil de cada homem ali preso foi um dos fatores decisivos para planejar o bem sucedido resgate. Tivemos a opinião pública mundial sendo solidária ao drama dessas pessoas, isso só foi possível graças aos avanços tecnológicos que possibilitaram a transmissão em tempo real da situação e de certa forma pressionou o governo local e apressar o resgate. Essa situação ilustra inúmeros desafios para a docência no Ensino Superior, trabalho em equipe, usos das novas tecnologias, qualidade de vida no trabalho dentre outras questões que podemos tirar lições valiosas e levá-las para a sala de aula para debates.

    Disciplina: Metodologia do Ensino Superior
    Aluno: João Paulo de Aguiar Januário
    Pós Graduação em Gestão Pública
    Faculdade CETEP

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