quinta-feira, 14 de outubro de 2010

DE CORAÇÃO PRA CORAÇÃO - PALAVRAS AOS PROFESSORES(AS)

DIA DO(A) PROFESSOR(A)

Celebrar o dia do professor sob a ótica da aprendizagem colaborativa merece, sem sombra de dúvidas, aplicar aos profissionais da docência o que se lê em Atos dos Apóstolos 4,32: "Ninguém dizia que as coisas que possuía eram somente suas, mas todos repartiam uns com os outros o que tinham".
Com o intuito de cumprimentar cada pessoa que dedica a sua vida à arte da docência faço minhas as palavras dos apóstolos acrescentando a elas a convicção de que o educador mistagogo será constantemente desafiado a desenvolver um processo relacional entre aquilo que ensina aquilo que vive, e aquilo que acredita com o imenso mistério que cerca todo o existir humano.
E que os conhecimentos serão muito melhores assimilados e aceitos na medida em que a fonte de onde emanam possa ser confirmada com a credibilidade de uma postura ética. Na medida em que eles partem do que pode ser qualificado como "professor marcante", no sentido que é um agente de transformação pessoal e que seu sentido ético permeia o real interesse de cada discente.
Os educadores deste milênio serão pessoas sempre abertas para novos horizontes e caminheiros sagazes prontos para observar todas as coisas e pequenas conquistas de cada dia sem se perder no horizonte do ativismo desenfreado.
Permito-me concluir essa singela saudação aos professores com as sugestivas palavras de Santo Agostinho: "Não aprendemos com as palavras que soam exteriormente, mas com a verdade que se ensina interiormente".

Abraço fraterno do irmão Professor
 Padre Elcio Alberton

Nenhum comentário:

Postar um comentário