sexta-feira, 8 de outubro de 2010

DOMINGO DIA 10 DE OUTUBRO 2010

HOMILIA PARA DO 28° DOMINGO DO TEMPO COMUM

Leituras: 2Reis 5, 14-17; salmo 97;
2Timóteo 2,8-13; Lucas 17,11-19

Esta semana foi marcada por uma onda de infindáveis agradecimentos. Um candidato por que foi eleito, outro porque não foi eleito, outro porque obteve votação expressiva e além das expectativas e assim por diante. Mas, no fundo, qual é mesmo a intenção de cada um deles. A quem precisamente se destina os reconhecimentos e méritos pelo sucesso obtido.
Pois a questão do reconhecimento e a gratidão é o tema central das leituras deste domingo. No texto do livro dos Reis é um pagão que se beneficia do gesto e da atitude do profeta. E diante do acontecido não encontra nenhuma dificuldade em reconhecer de quem lhe vem o favor, reconhece o Deus do profeta e passa a lhe oferecer gestos de gratidão e sacrifícios.
Já Paulo na carta a Timóteo Paulo mostra quem é Deus e como Jesus se comporta diante dele e em relação a cada um de nós. Entre os cristãos e a pessoa de Jesus há uma intimidade extraordinária e por isso mesmo São Paulo Recomenda: manter-se firme na mesma e única verdade: Jesus Cristo Ressuscitado dentre os mortos. Esta condição consiste em ser agradecido por tudo o que ele realizou em nosso favor.
E finalmente no Evangelho, Jesus questiona a falta de gratuidade dos que foram curados, não para consigo, como se estivesse querendo ser reconhecido por ter indicado a alternativa, mas fica indignado com a atitude dos que põe as leis e preceitos humanos acima da gratidão pelo dom recebido.
A lição mais bonita que podemos tirar de tudo isso consiste exatamente em não se reconhecer insubstituível, indispensável, porque só um é insubstituível: Deus! Dele tudo recebemos como dom e graça e nenhuma das nossas práticas religiosas, novenas e promessas serão suficientes para retribuir.
A atitude desejável para quem se declara Crente seria corresponder uma vida santa, correta, honesta por tudo o que recebemos. Atitude que, igualmente, cada cidadão espera dos eleitos no último domingo. Nenhum agradecimento, nem tapinha nas costas, mas cumprir com seriedade a função para a qual foram escolhidos.
Peçamos nesta Eucaristia a graça de correspondermos aos dons de Deus e que a sociedade como um todo seja também reconhecida por tudo o que Deus realiza em favor de todos em todos os tempos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário