sexta-feira, 1 de outubro de 2010

HOMILIA PARA O DIA 03 DE OUTUBRO DE 2010

27° DOMINGO DO TEMPO COMUM
Leituras: Habacuc 1, 2-3;2,2-4; Salmo 94
 2Timóteo 1,6-8.13-14; Lucas 17,5-10.
Hoje é uma data histórica para o povo Brasileiro. O processo eleitoral que culmina com a escolha dos novos governantes para o próximo quadriênio nos colocou diante de inúmeras e diferentes escolhas. Se tivéssemos que responder por que voto neste ou naquele candidato, muitos de nós iríamos dizer: “Porque tenho fé que ele será o melhor para o cargo pretendido”. Mas o que significa mesmo ter fé? Quais as implicações que a fé exige de nós? A história está repleta de testemunhos de fé e modelos a quem podemos imitar.  Dentre eles a figura de Maria, mãe de Jesus. Seu estilo de vida, sua coragem e determinação, os exemplos de piedade, a doutrina da Igreja ao longo dos séculos, tudo nos aponta para uma pessoa de Fé.
As leituras deste domingo nos ajudam melhor compreender o significado deste sentimento que muitas vezes manifestamos sem, no entanto, ter suficiente clareza sobre suas implicações no nosso dia a dia. Assim a primeira leitura descreve um tempo de sofrimento e provações e a resposta do Senhor não poderia ser outra tudo “tende para um desfecho e não falhará; se demorar espera, pois ele virá com certeza e não tardará”. São Paulo recomenda “caríssimo, exorto a reavivar a  chama do dom de Deus que recebeste, pois ele nos deu um espírito de fortaleza”. Tal é a força da fé que Jesus usa uma comparação impossível de acontecer: “se tiveres fé como um grão de mostarda até no meio do mar a figueira pode dar frutos”, isto é o mesmo que dizer: até o impossível vai acontecer!.
Como lição destas leituras podemos concluir que cultivar a Fé significa total liberdade diante das escolhas fundamentais que fazemos, coragem para levá-las adiante por mais difíceis que elas possam parecer, ou por maiores que forem as exigências que se apresentarem ao longo do tempo. A fé é um processo de amadurecimento e isto é muito diferente do que apostar nisso ou naquilo e até mesmo fazer novenas, promessas, dar esmolas como que numa espécie de troca de favores com Deus.
Para quem tem fé a primeira atitude certamente será de agradecimento, por meio dela já podemos experimentar um sem número de realizações, de graça sobre graça, por ela entendemos que nunca estamos numa estrada como aventureiros, mas sempre acompanhados e fortalecidos pelo Espírito daquele que nos consagrou desde o batismo. A Eucaristia que celebramos, neste encontro fraterno, não realiza em nós um passe de mágica, mas nos encaminha para a compreensão e realização do Dom de Deus que há em nos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário