sexta-feira, 29 de outubro de 2010

HOMILIA PARA O DIA 31 DE OUTUBRO DE 2010


XXXI  DOMINGO DO TEMPO COMUM

Leituras: Sabedoria 11, 22- 12,2; Salmo 144;
2Tessalonicenses 1,11- 2,2; Lucas 19, 1-10
Em outubro, fomos rezando semanalmente na intenção das missões, dos missionários e pedindo luzes para nossa missão. Dentre as situações de particular importância vivemos o mais intenso processo eleitoral que o Brasil democrático já experimentou. Encerramos o mês, terminamos  o período eleitoral e certamente não está concluída a missão. Pelo contrário está apenas começando. Começando para cada cidadão que, seguindo os ditames da sua consciência, hoje deposita seu voto na urna. Começando para cada político que agora tem uma tarefa ímpar e uma responsabilidade única diante da sociedade. Começando para o Brasil inteiro o qual se espera seja muito mais fraterno, mais justo, mais humano.
A Palavra de Deus que ouvimos neste domingo nos ajuda entender toda a perspectiva da missão e das responsabilidades que elencamos acima. Assim nos reportamos ao livro da Sabedoria cuja imagem de Deus nos dada como “bondade, amor e esperança”. As repreensões que toda criatura recebe de Deus advém do valor e da dignidade que a elas o criador havia já confiado desde o princípio. As repreensões são um convite ao arrependimento e mais do que isso à correção e à mudança de vida.
Com o mesmo sentido São Paulo escreve à comunidade de Tessalônica. Para os cristãos daí Paulo chama a atenção em relação a certo fanatismo em relação à volta eminente do Senhor Jesus. Deixa claro que acreditar na vinda  de Jesus não impede de dedicar-se com todas as forças para que o dia a dia seja sempre melhor e conclui fazendo outra importante recomendação: Que a vocação de cada um seja digna e que por sua prática do evangelho Cristo seja glorificado.
Já no Evangelho a conhecida história de Zaqueu coloca em xeque todos os conceitos dos seguidores de Jesus. Como pode o mestre comer na casa de um pecador. Mal compreendem eles que a atitude de Zaqueu expressa sua conversão muito mais do que seu simples arrependimento. Ele muda de vida. Vai muito além das boas intenções.
É isso que a Palavra de Deus nos ensina neste domingo: O amor de Deus é uma força extraordinária que age sobre nós. Desta graça extraordinária ninguém fica excluído basta que tenha a coragem de reconhecer como o criador age em seu favor. O momento e a condição não é ficar perguntando onde Ele está e porque isso ou aquilo, nem tampouco quando vai se realizar esta ou aquela promessa. Isso não é importante! O que interessa é poder responder com sinceridade: Se Cristo me encontrar hoje, qual atitude terei que assumir a partir deste encontro?
Pois ele está aqui, realmente presente, neste encontro de irmãos, na Palavra que ouvimos e na Eucaristia que vamos receber. Que tipo de cristão eu serei depois desta celebração no dia a dia na convivência em casa, no trabalho e na sociedade? Que o Senhor nos ajude nessa resposta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário