sábado, 30 de outubro de 2010

ALBERTON - EM A GRANDE FAMÍLIA

XI FESTA DA FAMÍLIA ALBERTON



A Grande Família

Composição: Dito / Tom
Esta família é muito unida
E também muito ouriçada
Brigam por qualquer razão
Mas acabam pedindo perdão...
Pirraça pai!
Pirraça mãe!
Pirraça filha!
Eu também sou da família
Eu também quero pirraçar...
Esta foto faz parte do acervo na tábua de polenta
Catuca pai!
Catuca mãe!
Catuca filha!
Eu também sou da família
Também quero catucar
Catuca pai, mãe, filha
Eu também sou da família
Também quero catucar...
Que família, heim!!
Êta família!


Estamos nos encaminhando para a XI Festa da Família Alberton. Há pouco mais de 11 anos idealizamos a festa da família com a intenção de ser um pequeno, mas significativo encontro dos parentes mais próximos, que a estas alturas já não estavam tão próximos.
Dizendo que não estavam tão próximos nos referimos exatamente ao que a palavra significa: distância física e distância afetiva. A multiplicação em escala geométrica dos membros da família contribui para esta realidade.
Os onze irmãos, que cresceram e conviveram debaixo do mesmo teto e por longos 23 anos comeram em torno da mesma mesa e da mesma polenta depositada sobre o mesmo tabuleiro, multiplicaram a descendência e hoje somos pouco mais de 150 parentes não tão próximos.
Estamos no Uruguai, Manaus (AM), Rondonópolis(MT),  Rio de Janeiro(RJ), Curitiba(PR), Jaraguá do Sul (SC), Palmas(PR), Francisco Beltrão(PR), Cascavel(PR), Dois Vizinhos(PR), Verê(PR), Salto do Lontra(PR), São Jorge D’Oeste(PR) e por conta disto se pode aplicar o Provérbio Escandinavo: “Visite os amigos com frequência. O mato cresce depressa em caminhos pouco percorridos”.
Entretanto a distância geográfica não é certamente a maior dificuldade para o encontro e a visita, pois como se lê no Pequeno Príncipe: “Longe é um lugar que não existe!” O que pode ser uma dificuldade é também o Pequeno Príncipe quem responde: “Tu te tornas eternamente responsável por aqueles que cativas!” É verdade que há outro provérbio popular que afirma: “Longe dos olhos perto do coração”.
Tudo isso é fato na família Alberton, mas com certeza a letra e a música que é tema do programa “A grande família” se aplica em gênero, número e grau para “esta família muito unida...!” Nós brigamos por qualquer razão: política, dinheiro,  fofoca, namoro, etc. Discordamos em muitas coisas, mas “acabam sempre pedindo perdão”. Quem sabe faz festa e não espera acontecer...
Obviamente a descrição acima não é uma exclusividade desta nossa família. Isto acontece em todas as boas famílias. A XI Festa da Família Alberton quer celebrar também os 60 anos da chegada da nossa família ao Paraná e dá pra ver quanto a gente se espalhou desde aquele longínquo 1951.
Longe, de fato era naquela época, em que pra vir de Santa Catarina ao Paraná, se fazia necessário 3 a 4 dias de estrada. A festa deste ano tem o privilégio de poder contar com muito mais gente. Alberton de diversas outras famílias estarão se reunindo para fazer agradecer e recordar seus antepassados por que:
“bisogna ricordar-se  dei nostri bisnoni Che grazie a Lori oggi noi siamo cui”
“É preciso recordar-se dos nossos bisnonos, pois graças a Eles hoje nós estamos aqui”.

E acima de tudo podemos dizer:

“Grazie a Dio, sono un'Alberton anch'io”
“Graças a Deus sou um Alberton também eu”

3 comentários:

  1. E graças a Deus pertencemos a uma família, mesmo distante é muitíssimo bom este sentido de pertença.
    Boa reunião de família para todos! Muita felicidade e união duradoura!

    Madlaine
    CETEP
    Gestão Pública

    ResponderExcluir
  2. Professor Elcio que voce possa comemorar com sua familia muitos e muitos anos ainda essa data tão divina.
    Feliz é aquele que tem uma familia unida, por isso deve sempre cultivá-la.

    ResponderExcluir
  3. Para a nossa familia essa é uma data muito especial onde reencontramos muitos parentes e além de tudo os smigos de longas datas.
    Onde colocamos nossas igualdades não só como famili mas como irmãos,fizemos muitas brincadeiras com nossa familia relembrando as tradições dos mais antigos até a geração mais nova, passando os costumes dos antigos e fazendo que a proxima geração não se squeça que antes deles havia pessoas que fizeram muito para que eles existisem.

    ResponderExcluir