sexta-feira, 15 de outubro de 2010

HOMILIA PARA O DIA 17 DE OUTUBRO

XXIX DOMINGO DO TEMPO COMUM

Leituras: Êxodo 17, 8 -13; Salmo 120;
2Timóteo 3,14-4,2; Lucas 18,1-8.

O resgate dos mineiros no deserto do Atacama no Chile esta semana, mostrou cenas extraordinárias de manifestação de fé. O que se pode ver lá confirma a sábia afirmação de Plutarco – historiador e moralista grego do segundo século da nossa era –
Podereis encontrar uma cidade sem muralhas, sem edifícios, sem ginásios, sem leis, sem uso de moedas como dinheiro, sem cultura das letras. Mas um povo sem Deus, sem oração, sem juramentos, sem ritos religiosos, sem sacrifícios, tal nunca se viu.  
Na medida em que deixavam a capsula de salvamento os resgatados, antes mesmo de saudar quem os aguardava, ajoelhavam-se, erguiam as mãos e rezavam. Por que mesmo alguém reza e em que quais circunstâncias a oração ganha maior importância na vida das pessoas, parece ser a resposta que a Palavra de Deus  aponta neste domingo.
No texto do Êxodo temos o relato de uma batalha na qual o povo de Israel só tem sucesso na medida em que Moisés permanece com as mãos erguidas, isto é, em sinal de total dependência, de incapacidade de reagir, de entrega, de prontidão.
Por sua vez a carta a Timóteo contém um convite a lembrar-se bem e sempre da Palavra de Deus, pois é esta força e é esta a condição para a salvação. Lembrar sempre da Palavra é muito mais do que aprender de cor e recitar textos da Sagrada Escritura, consiste também em dispor-se ao serviço do Evangelho e naturalmente anunciá-lo com a vida e com o testemunho de coerência e de fé.
No Evangelho Jesus conta mais uma parábola. A ideia central da comparação faz evidente relação com a necessidade de rezar sempre. Jesus coloca a questão da salvação como uma conquista que se vai fazendo no cotidiano das escolhas e das relações. Deus, muito diferente da humanidade sujeita a iniquidades e fragilidades, Ele ama é bom e escuta. Ele só se compara ao Juiz sob a ótica de quem tem o interesse em fazer a coisa certa e na hora certa. Deus é partidário de tudo aquilo que é justo e bom e que favorece aqueles que mais têm necessidade e dificuldade para fazer valer seus direitos.
Quanto a nós parece importante que nos perguntemos sempre: Mais do que ter nossas orações atendidas, nossa fé é suficientemente forte e segura capaz de encarar as dificuldades de cada dia, ou quando elas aparecem então sim dobramos os joelhos numa clara tentativa de negociar com Deus.
Peçamos que esta Eucaristia e o alimento da Palavra que acabamos de saborear alimentem a nossa fé e nos façam sempre mais e melhores discípulos capazes de reconhecer o que rezamos no Salmo: “O meu socorro vem do Senhor que fez o Céu e a terra”.

Um comentário:

  1. Quem crê no senhor jamais estará só.

    Embora os seres humanos busquem a DEUS muitas vezes apenas em momentos de desespero, mesmo assim ele nunca diz não pois o seu AMOR é incondicional.
    Será que não seria a hora de nós mudarmos tais atitudes?

    ResponderExcluir