sexta-feira, 26 de novembro de 2010

FESTA DA FAMÍLIA ALBERTON - MAIS HISTÓRIAS

XI FESTA DA FAMÍLIA - UMA OPORTUNIDADE A MAIS PARA SE CONHECER MELHOR.
 
Pra quem não teve a oportunidade de conhecer ou de ler nada sobre a Família, recomendo fazer breve pesquisa no meu blog com a palavra Alberton, para ver todas as postagens desde o ano passado. Aproveito para fazer um breve esclarecimento sobre o comentário abaixo, que recebi de uma pessoa não identificada. 
 
Anônimo disse...
INTERESSANTE,MEU PAI SE CHAMAVA ANTONIO ALBERTON E TINHA APELIDO DE ''NICO'',UM TIO MEU SE CHAMAVA JOÃO ALBERTON E O APELIDO DE ''NANNIN''...NÃO SEI DE QUE REGIÃO MEU AVOS VIERAM SEI QUE SÃO DO NORTE DA ITALIA... Então meu caro comentarista.Sobre o fato de ter os apelidos de Nico e Nannin, é importante saber que até hoje é um costume na Itália abreviar o nome das pessoas e fazer uso de um nome mais afetuoso de acordo com a familiaridade. Assim por exemplo, Antônio, normalmente se abrevia por "Tonico" e se chama de "Nico". Giovanni, Se abrevia por "Nanni" e se chama "Nannin", "Naneto". De fato os Alberton que vieram no final do século XIX (1870 - 1895) vieram todos do Norte da Itália. Nossa família veio de uma vila chamada Casoni de Mussolente, na provincia de Vicenza, na região de Veneza, por isso muitas vezes dizem que vieram de Veneza.
Parece  que esta é a casa, naturalmente restaurada, de onde veio o Senhor Domênico Alberton e os outros seus irmãos. Teriam vindos todos por volta do de 1890.
Esta a Igrea Matriz, não porém onde o Domênico foi Batizado.   

2 comentários:

  1. Olá Sr. Elcio, tudo bem?
    Saberias me dizer se Casoni di Mussolente é a mesma coisa que Mussolente também Vicenza, Veneto?
    Pelo que pesquisei aqui na internet parece que sim, é que alguns anos descobri que meu bisnonno era de Mussolente e desde então encontro dificuldade para manter contato com algum parente que resta lá a fim de obter informações e até mesmo dar entrada na cidadania. Vc conhece a comune? Se pudesse me ajudar com algumas informações, agradeceria. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite.
      Desculpe ter demorado tanto para lhe dar a resposta. Sim o local a que Você se refere é o mesmo. Sobre a possibilidade de manter contato, realmente é muito difícil. Estive na Itália no mês de abril, e fui até o local em referência. O que encontrei foi exatamente: "Nenhum Alberton" reside mais neste lugar. Rezei missa na Igreja onde foi batizado meu Bisnono em 1860, havia cerca de 40 dias que o padre da paróquia celebrou as exéquias do último Alberton que residia naquela região. Se for o caso podemos nos manter em contato pelo email: padreelcioalberton@hotmail.com

      Excluir