sábado, 6 de novembro de 2010

HOMILIA: ARTE DE OUVIR E FALAR

PALAVRA DO PAPA...
Nesta  quinta feira, (11/11) o Papa Bento XVI  publicou o documento "Verbum Domini" , nele se lê sobre a homilia:

209 A homilia constitui uma actualização da mensagem da Sagrada Escritura, de tal modo que os fi éis sejam levados a descobrir a presença e a efi cácia da Palavra de Deus no momento actual da sua vida. Aquela deve levar à compreensão do mistério que se celebra; convidar para a missão, preparando a assembleia para a profissão de fé, a oração universal e a liturgia eucarística.
Consequentemente aqueles que, por ministério específi co, estão incumbidos da pregação tenham verdadeiramente a peito esta tarefa. Devem-se evitar tanto homilias genéricas e abstractas que ocultam a simplicidade da Palavra de Deus, como inúteis divagações que ameaçam atrair a atenção mais para o pregador do que para o coração da mensagem evangélica. Deve resultar claramente aos fi éis que aquilo que o pregador tem a peito é mostrar Cristo, que deve estar no centro de cada homilia. Por isso, é preciso que os pregadores tenham familiaridade e contacto assíduo com o texto sagrado;210 preparem-se para a homilia na meditação e na oração, a fi m de pregarem com convicção e paixão. A assembleia sinodal exortou a ter presente as seguintes perguntas: « O que dizem as leituras proclamadas? O que dizem a mim pessoalmente? O que devo dizer à comunidade, tendo em conta a sua situação concreta? ».211 O pregador deve deixar-se « interpelar primeiro pela Palavra de Deus que anuncia »,212 porque – como diz Santo Agostinho – « seguramente fica sem fruto aquele que prega exteriormente a Palavra de Deus sem a escutar no seu íntimo ».213 Cuide-se,com atenção particular, a homilia dos domingos e solenidades; e mesmo durante a semana nas Missas cum populo, quando possível, não se deixe de oferecer breves reflexões apropriadas à situação,
para ajudar os fi éis a acolherem e tornarem fecunda a Palavra escutada.


O texto que disponibilizamos aqui trata da homilia na perspéctiva que é abordada pelo documento pontíficio. Está também publicado na Revista Eclesiástica Brasileira, número 278, páginas 436 - 450.
Nós o apresentamos também por ocasião da XXXI Semana Teológica do Studium Theologicum de Curitiba em setembro de 2009, na ocasião participamos da Mesa redonda que discutiu o tema em parceria com o Cardeal D. Odilo Pedro Scherer.
Se puder, acesse o link, leia e faça seus comentários.


http://www.4shared.com/document/8j0SJ2PI/Homilia_para_a_publicao.html

3 comentários:

  1. A homilia é de extrema importância, pois nos fala da realidade vivida. É necessário que os ensinamentos de JESUS sejam explicados de forma a facilitar sua prática no dia-a-dia.

    ResponderExcluir
  2. Olá Prof. Elcio.

    (Sou o Edilson, aluno da Pós Graduação no CETEP.)

    Desculpe não ter postado nenhum comentário até este momento, pois não tinha conseguido registrar um perfil, se permitir logo ficarei em dia com os comentárias a serem feitos.

    Desde já, agradeço.

    Até breve.

    ResponderExcluir
  3. Este texto me fez refletir sobre a necessidade de sermos um canal aberto a receber a Palavra de Deus (seus princípioss) bem como praticantes desta Palavra, porque como que por consequência seremos pessoas que depositam a boa semente no coraçãos de outros e assim por diante.
    Frases chaves: Ouvir a verdae; Crer na verdade a ponto de praticá-la; Repassar a verdade assimilada a outros.

    Edilson Pina Pinto
    Aluno de Pós-Graduação do CETEP

    ResponderExcluir