sábado, 13 de novembro de 2010

HOMILIA PARA O DIA 14 DE NOVEMBRO 2010


XXXIII DOMINGO DO TEMPO COMUM
Leituras: Malaquias 3,19-20ª. Salmo 97.
2Tessalonicenses 3,7-12. Lucas 21,5-19.
Não é raro nas rodas de conversa que seja dada muita importância às dificuldades, sofrimentos e provações do cotidiano. Facilmente se atribui tristeza e preocupação em relação à droga, à violência, às doenças, e por aí a fora. Em outras palavras: as conversas descambam para o lado do desânimo, como quem diz: “Mundo velho está perdido”.
Certamente não é esta a perspectiva cristã. Sob esta ótica também nossos antepassados na fé perceberam o mundo e o desenrolar da história. Faz parte do ensinamento de Jesus, fez parte da esperança do povo Judeu a certeza de que um dia Deus vai intervir na história e o mundo será completamente restaurado o qual é chamado por Jesus de Reinado de Deus. Esta é a mensagem da liturgia deste domingo e porque não dizer de toda a liturgia cristã ao longo do ano litúrgico.
Assim na primeira leitura o Profeta Malaquias aponta para a esperança ao afirmar: “Para vocês que me amam a minha salvação brilhará como o sol”.  Isto é, Deus não abandona a sua criatura, sobretudo nos momentos de dificuldade e provação.
Por isso mesmo, também nós hoje rezamos com o autor do salmo: "Exulte na presença do Senhor, pois ele vem para julgar a terra inteira". Obviamente aquele que viveu de acordo com a Palavra e o ensinamento, nada tem a temer e muito menos com que se preocupar. A vinda de Deus, a aproximação do Reinado, é motivo de alegria.
Na carta aos Tessalonicenses, São Paulo chama a atenção para uma atitude que não combina com quem acredita em Deus e no seu Reino: Ninguém tem o direito de viver despreocupado com as coisas humanas, com o cotidiano das relações e, sobretudo, com o trabalho. Nada de ficar esperando que as coisas aconteçam como de um passe de mágica. Deus  vai intervir na história, mas fará mediante a colaboração e participação de todos.
E no evangelho Jesus aponta as dificuldades como um sinal da presença de Deus. Chama a atenção para a atitude de admiração diante das coisas do mundo e afirma categoricamente: O fim do mundo virá, mas não se preocupem com ele. Se preocupem com o mundo que está aí diante de vocês. As palavras de Jesus Inspiram confiança aos discípulos e a todos diante dos problemas que afligem o mundo.
Tais ensinamentos se aplicam a cada um de nós que vemos, experimentamos, e assumimos os sofrimentos do tempo presente. Nossa esperança não pode morrer.  Jesus com sua ressurreição é a certeza que as relações humanas não são aventuras pessoais, mas uma vez ancoradas em Cristo, no seu ensinamento e guiadas pelo Espírito, o advogado que Ele mandou, caminhamos com Deus e para o Reinado de Deus.
De modo que então nossa prece se eleva ao Pai, não para nos livrar dos sofrimentos e provações, mas para nos fazer ver neles como Deus age em nosso favor e nos fortalece e sustenta na esperança. Dentre as ajudas que recebemos de Deus estão a Assembleia reunida em oração, a Palavra que ouvimos e a Eucaristia que vamos receber.

4 comentários:

  1. Sobre o texto, penso que devenos nos transformar pela renovação da nossa mente diáriamente. Devemos ouvir as boas novas do evangelho, que se sobrepõe às más notícias que nos sobrevem constantemente. Mas forte é o que está em nós do que o que está no mundo. Minha pergunta é: - Quem está em vós? Ao respondermos está pergunta saberemos quem está exercendo governo sobre a nossa visa, DEUS ou o MUNDO.

    Edilson Pina Pinto
    Aluno de Pós Graduação do CETEP

    ResponderExcluir
  2. Sobre o texto penso ser necessário termos cuidado em não tomarmos a forma deste mundo, mas sermos transformados por meio da renovação da nossa mente. Isto significa que há notícias mais relevante do que às que ecoam neste mundo; "O EVANGELHO", as boas noticias tem a sua fonte na Palavra de Deus e Dela saem as fontes da vida. Se faz necessário mergularmos nesta Palavra, que apesar de ser simples ela tem intensa profundidade. Quanto mais nós nos aprofundarmos em conhecer a simplicidade de Cristo, mais claro fica de que está sinplicitade é extremamente complexa e nunca cessa de emitir conhecimento e informação sobre quem Deus é e sobre a sua vontade.

    Edilson Pina Pinto
    Aluno de Pós-Graduação do CETEP

    ResponderExcluir
  3. Sobre o texto penso ser necessários termos cuidado em não tomarmos a forma deste mundo, mas sermos transformados por meio da renovação da nossa mente. Isto significa que há notícias mais relevante do que às que ecoam neste mundo; "O EVANGELHO", as boas noticias tem a sua fonte na Palavra de Deus e Dela saem as fontes da vida. Se faz necessário mergularmos nesta Palavra, que apesar de ser simples ela tem intensa profundidade. Quanto mais nós nos aprofundarmos em conhecer a simplicidade de Cristo, mais claro fica de que está sinplicitade é extremamente complexa e nunca cessa de emitir conhecimento e informação sobre quem Deus é e sobre a sua vontade.

    Edilson Pina Pinto
    Aluno de Pós-Graduação do

    ResponderExcluir
  4. A verdade é que DEUS nos testa a todo momento, principalmente nas horas de angústia para ver até aonde vai a nossa fé. Crer em DEUS sempre seja na tristeza ou na alegria porque ele nunca nos abandona, muitas vezes é nós que o abandonamos.

    ResponderExcluir