sábado, 20 de novembro de 2010

HOMILIA PARA O DIA 21 DE NOVEMBRO 2010


34° DOMINGO DO TEMPO COMUM
NOSSO SENHOR JESU CRISTO REI DO UNIVERSO

Leituras: 2Samuel 5,1-3; Salmo 121;
Colossenses 1,12-20; Lucas 23,35-43.
A celebração deste domingo encerra o que chamamos na Igreja de Ano Litúrgico. A partir do próximo domingo iniciamos um novo ano, com o tempo do advento. Mas qual o significado deste ciclo para a nossa vida e para a Igreja? Em outras palavras chegamos! Chegamos a que? Celebramos e fomos compreendendo o mistério da ação de Deus em nossa vida por meio da pessoa de Jesus. Desde o seu nascimento, sua vida paixão, morte, ressurreição e ascensão ao céu. Tivemos oportunidade refletir sobre nossa missão, por meio do chamado que Jesus fez, dos milagres que realizou, da melhor compreensão que tivemos dos sacramentos em nossa vida e assim por diante. Em resumo: Na pessoa de Jesus todas as coisas foram feitas, as que estão no céu e as que estão na terra. Isso significa dizer nossa vida se enche de esperança, nossa missão tem futuro e aponta para Deus e o seu reinado.
Na primeira leitura vemos o povo de Israel fazendo um bonito reconhecimento do trabalho de Davi como seu Rei. E o que teve de mais bonito na atividade de Davi foi a compreensão de que o seu trabalho consistia em cuidar do povo que a rigor, não lhe pertencia era o povo de Deus.
No salmo, nós também rezamos com a comunidade de Jerusalém, proclamando juntos que o lugar onde mora Deus é o lugar onde as pessoas se encontram, se respeitam, promovem a vida e a paz.
São Paulo, na segunda leitura  aponta três coisas importantes: Deus nos fez herdeiros, nos fez participantes do Reinado do seu Filho e nos perdoou por meio do mesmo Filho e da sua cruz. Isso significa dizer: Em Jesus temos acesso a Deus!.
Esta é a certeza que o próprio Jesus dá ao ladrão arrependido: Hoje mesmo você estará comigo no paraíso! O Rei Jesus não é aquele reconhecido nos milagres, nas curas, nos gestos extraordinários da sua vida pública. O Rei e o seu reinado são reconhecidos na cruz, no sofrimento, na perseverança e, sobretudo, na misericórdia.
Deste modo, celebrar a solenidade de Cristo Rei, implica reconhecer Jesus na sua simplicidade, na sua sensibilidade. Ele não nos pede muita coisa, pelo contrário, não nos pede nada em troca, apenas que o sejamos capazes de reconhecê-lo na liberdade de filhos e filhas do mesmo Pai.
Reconhecer Jesus como nosso Rei implica em aceitar e trabalhar incansavelmente para que se realize também entre nós um Reino de verdade e de  vida, de santidade e de graça, de justiça e de paz. Este é o reino que pedimos também cada vez que proclamamos a oração que Ele nos ensinou: Venha a nós o Vosso Reino!

Um comentário:

  1. Quem está com JESUS nunca está só,pois ele deu sua vida para nos salvar.
    O importante da evangelização e a harmonia entre os irmãos, é uma alegria para NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.

    ResponderExcluir