sábado, 18 de dezembro de 2010

25 DE DEZEMBRO 2010


HOMILIA PARA O DIA DE NATAL 2010
(Missa da noite)
Leituras: Isaias 9, 1-6; Salmo 95 (96)
 Tito 2,11-14; Lucas 2,1-14

Poucas coisas são tão desejadas como o  brilho de uma luz que se acende na escuridão; o raiar do sol depois de uma temporada de nuvens e chuvas. Ambas as situações costumam ser saudadas com alegria e entusiasmo. Eis que estamos diante de uma noite em que a luz brilha de modo muito intenso. Nossa voz se solta como o salmista: “Cantai ao Senhor Deus um canto novo”. A noite do natal é celebrada como o raiar de um novo tempo, o qual é descrito pela liturgia da Palavra nos textos que acabamos de proclamar.
O profeta Isaias anuncia uma luz para aqueles que viviam nas trevas e a Luz tem uma identidade: é um menino! Tem um nome: “Conselheiro maravilhoso, Deus poderoso, Pai Eterno, Príncipe da Paz”.
É sobre este menino que São Paulo Escreve a Tito, dizendo: “foi Ele quem se entregou por nós a fim de nos livrar de toda maldade”.
Este menino é o que foi reconhecido pelos pastores, envolto em faixas e deitado na manjedoura. Naquela condição a luz que brilhou exteriormente foi o sinal evidente da Luz que é Deus e que se fez reconhecer naquela criança.
Por isso não é de se estranhar que desde muito cedo o natal tenha sido identificado como a festa da luz, a festa do sol invicto, a luz que não tem fim!
Em Jesus e por sua decisão todos os batizados experimentam a luz nova que se fez, a dignidade de pertencer a um povo que já não anda mais nas trevas, mas para quem brilha a luz que não tem fim.
Reunidos, nesta noite santa, fazemos a experiência de um povo que anda ao clarão da luz, que anda como Igreja reunida, que reconhece a Luz da Palavra de Deus e que se alimenta da Eucaristia.
O convite do natal faz arder os corações, renova a gratuidade, a generosidade a capacidade de viver de um modo sempre novo a cada dia no meio do mundo e das coisas que se renovam e que esperam dos cristãos um comprometimento com tudo aquilo que faça a vida ser melhor para todos.
Que esta Eucaristia nos ajude e nos fortaleça!

Nenhum comentário:

Postar um comentário