sábado, 18 de dezembro de 2010

DOMINGO DIA 02 DE JANEIRO DE 2011


ELE SE DEU A CONHECER: EPIFANIA!

Leituras: Isaias 60, 1-6; Salmo 71(72)
Efésios 3, 2-3a. 5-6; Mateus 2,1-12

O estado do Paraná comemorou, em dezembro último, 157 anos de emancipação político administrativa. Entre os eventos programados para a ocasião esteve a reinauguração do Palácio Iguaçu. De um modo quase apoteótico, no primeiro minuto do dia 19 de dezembro o então governador descerrou a grande faixa que cobriu toda a fachada do prédio restaurado. Certamente a intenção de tudo isso foi mostrar ao povo do Paraná a grandiosidade da obra, a suntuosidade e, sobretudo, destacar o simbolismo da edificação como sede do governo.
Ora, estamos a pouco mais de uma semana do natal. Nele Deus mesmo fez morada entre nós, se fez participante da família humana, entrou em nossa casa, reconhecemos Maria como Mãe de Deus e nossa.
A liturgia deste domingo, também chamado dia de Reis, nos convida a Ver Jesus. E para que isso se torne mais explícito e envolva a todos com um toque de emoção as leituras narram de modo apoteótico como se dá esta manifestação.
Os magos, que vieram do oriente, guiaram-se pelo sinal da estrela, como que iluminados pela luz de Deus. Não se conformaram enquanto não puderam Ver o menino. Tendo buscado informações e ajuda consolidaram sua caminhada diante do menino e sua mãe, reconheceram quem Ele era, tiveram ciência de sua missão e voltaram para a sua terra.
Na pessoa dos magos se confirma a Palavra do profeta Isaias que ouvimos na primeira leitura: “Atraídos pela luz os povos do mundo virão e Você  ficará radiante de alegria”. É sobre isto que também São Paulo escreveu aos Efésios afirmando: “No passado esse segredo não foi contado aos seres humanos, mas agora Deus o revelou”.
Do modo como a Palavra de Deus nos conta a manifestação de Jesus ao mundo faz nos reconhecer no simbolismo do menino de Belém aquilo que Deus mesmo quer ser: “Caminho, verdade e vida”.  Cabe a nós, seguindo o exemplo dos magos, não nos conformar enquanto o mundo não puder  ver Jesus, cabe a nós não se deixar enganar diante das falsas manifestações de admiração em relação à pessoa e à doutrina de Jesus. Em outras palavras, somos convidados a nos comprometer com Jesus, criar comunhão com o mundo. Esta eucaristia é um convite para que sejamos capazes de partilhar a mesma verdade que os magos foram ver: O Rei de todos os povos que acaba de nascer e que se manifesta a todos os povos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário