sábado, 4 de dezembro de 2010

HOMILIA PARA O DIA 05 DE DEZEMBRO DE 2010

HOMILIA PARA O SEGUNDO DOMINGO DO ADVENTO
Leituras: Isaías 11,1-10; Salmo 71;

Romanos 15,4-9; Mateus 3, 1-12.

Vai amigo
Não há perigo que hoje possa assustar
Não se iluda
Que nada muda se você não mudar
Ponha alguma coisa na sacola
Não esqueça a viola
Mas esqueça o que puder
E cante que é bom viver
Rasque as coisas velhas da lembrança
Seja um pouco de criança
Faça tudo o que quiser
E cante que é bom viver

Estamos no segundo domingo do Advento e a letra da música de Marcelo Barra, se aplica bastante bem para a preparação que estamos fazendo em vista do Natal. O tempo é de esperança, pois como diz o Papa Bento XVI: “Deus Vem”! Ora, se acreditamos nesta verdade, “não há perigo que te possa asustar”.
Obviamente que para quem vive esta certeza é necessárior esquecer muitas coisas, se agarrar a outras e não viver de ilusões.
É neste contexto que se aplica a mensagem do profeta Isaias na primeira leitura deste domingo: “Virá um descendente do Rei Davi, como um broto que surge das raízes, Ele governará com honestidade e com justiça”. Diante desta palavra, seguramente podemos dar com convicção a mesma resposta dada pelo salmista: “Ó Senhor meu Deus, tu és minha segurança não fiques longe de mim”.
Todavia, não basta viver de esperança, é preciso ter atitudes e para isso Paulo na Carta aos Romanos diz: “Acolham-se uns aos outros, como Cristo acolheu vocês para a Glória de Deus”.
A mesma condição é dada por João Batista ao afirmar: “arrependam-se dos seus pecados”, em outras palavras: “rasgue as coisas velhas da lembrança”. Preparem-se e preparem o Caminho: “Deus Vem!”
As leituras são suficientemente claras para que não tenhamos dúvida: “nada muda se você não mudar”. Ou pelo menos as coisas poderão mudar e a gente nem perceberá que elas mudam.
O momento é de conversão, tudo está indicando para isso. Aqui viemos para buscar forças, luzes, coragem, apoio neste caminho de mudança. A assembléia dos cristãos, a Palavra de Deus e a Eucaristia são esta ajuda que necessitamos, por isso mesmo rezamos na missa: “pela participação nesta Eucaristia, nos ensineis a julgar com sabedoria os valores terrenos e colocar nossas esperanças nos bens que não passam”.


Um comentário:

  1. Belíssima homilia Pe. Elcio, obrigada pela partilha!! Um bom e abençoado domingo :)

    ResponderExcluir