sábado, 18 de dezembro de 2010

PROINFANTIL - FORMAÇÃO DE DOCENTES EM EXERCÍCIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL


AVALIAÇÃO DOS RELATÓRIOS PARCIAIS
Tutoras: Evelise  Zirhut e Cristiane Durães
Professor formador: Elcio Alberton
Embora seja claro para todos os envolvidos em qualquer processo de aprendizagem, nunca é demais pontuar que a expressão avaliação não se reduz a atribuição de nota e muito menos a indicação de certo ou errado.
A avaliação, entendida como processo, leva em conta a aquisição de conhecimento o qual se manifesta pela capacidade de produzir saberes que é muito mais do que dominar a velha máxima: “ler, copiar, decorar e repetir”.  Em outras palavras reduzir a avaliação à capacidade de repetir o que  o professor falou ou o que estava escrito num determinado texto de estudo ainda não consiste aprendizado.
Sob esta ótica o projeto de estudo, dentro do programa PROINFANTIL, parece ser o mais adequado instrumento de aprendizado e cuja avaliação merece ser pontuada com observações que valorizem o trabalho do cursista, do tutor  e do professor. Na medida em que  um aprende o outro pode se dar por realizado porque ensinou.
Lembro-me do depoimento de um estudante angolano referindo-se aos professores portugueses e cubanos que lá estavam uns durante o período colonial os outros logo depois da independência de Angola. Enquanto os primeiros se davam por satisfeitos sempre que os estudantes não alcançavam média, os outros procuravam compreender onde haviam falhado para que o aluno não tivesse alcançado o resultado esperado.
É neste sentido que ao final do III módulo e de acordo com as diretrizes previstas no Guia Geral do PROINFANTIL  tecemos comentários individuais para cada um dos relatórios que nos foram apresentados pelas Tutoras.
Referindo-se ao projeto de estudo o Guia Geral o faz com as seguintes considerações:

Os projetos de estudo integram a parte diversificada do currículo do Ensino Médio. São atividades desenvolvidas pelo Professor Cursista sob a forma de pesquisa e/ou ação pedagógica a respeito de algum aspecto (social, histórico, cultural,ecológico, científico, etc.) de sua realidade local.

Depois de justificar a importância do projeto o Guia propõe um cronograma a ser seguido, o qual também é sabido por todos os envolvidos no processo, todavia, nunca é demais recordar para o conhecimento de todos:

As etapas do projeto de estudo são as seguintes:
proposta do projeto (desenvolvida no decorrer dos dois primeiros módulos e entregue ao final do Módulo II);
relatório parcial (desenvolvido durante o Módulo III e o relatório entregue para avaliação ao término do Módulo);
• relatório final (desenvolvido durante o Módulo IV). O relatório final será entregue no sétimo Encontro Quinzenal do Módulo IV, acompanhado pela auto-avaliação do Professor Cursista. A auto-avaliação é uma análise feita pelo cursista sobre as atividades desenvolvidas no projeto de estudo.
O projeto se apresenta dentro do programa como a oportunidade do cursista manifestar sua compreensão do processo de aprendizado que obteve ao longo do curso. Neste sentido o Guia Geral e todas as demais orientações insistem que o projeto tenha uma delimitação de conteúdos e conceitos mediante apresentação de um projeto. Esta etapa foi realizada no segundo módulo e nós, particularmente, fizemos o acompanhamento  com as devidas observações de todos os projetos que nos foram apresentados para avaliar.
Nesta segunda etapa, equivalente ao terceiro módulo, os cursistas, orientados por suas tutoras, fizeram um relatório que se constituiu também no que foi denominado “diário de bordo” e como conclusão do processo apresentaram o relatório parcial para ser avaliado.
Particularmente considero, como já escrevi acima, a elaboração do projeto de estudo a melhor forma de aprendizado de todo o programa. E Vejo que a etapa mais importante se constituí na elaboração mesma do projeto o que será feito durante o IV módulo. Embora tenha consciência que a elaboração do projeto pode ser a parte  mais difícil.
De acordo com o Guia geral e as demais instruções,  durante o processo de elaboração do relatório as tutoras tiveram um papel decisivo. Não fui procurado por elas para dar nenhum esclarecimento, orientação ou ajuda. Até aqui tudo de acordo com as orientações do Guia Geral. Nosso papel consiste em avaliar o relatório, em companhia das tutoras e indicar por onde andar no IV módulo.
Tentarei reunir as sugestões de modo que seja facilitada a atividade dos cursistas para a próxima etapa:
1)      Alegrou-me ao ver que todos os relatórios foram entregues às tutoras por meio eletrônico. Os mesmos foram impressos na AGF por ocasião da avaliação. Isso significa que os cursistas tem acesso a computador e internet. Elementos básicos para um programa de educação a distância.
2)      Os relatos dos cursistas foram, em geral, bem feitos, com apenas algumas dificuldades metodológicas às quais as tutoras poderão ajudar a sanar em vista da elaboração do projeto final.
3)      Sugiro aos cursistas a leitura do texto: LEITURA, ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS, e SEMINÁRIO QUE BICHO É ESSE. Ambos publicados no meu blog: www.padreelcio.blogspot.com
4)      Para o bom cumprimento do calendário previsto nossa sugestão é que os cursistas sigam as orientações de estudo com os devidos tempos como estão dispostos no guia geral às páginas: 72 a 80.
5)      Especificamente em relação à redação do relatório final do projeto de estudo acho importante que os cursistas procedam do seguinte modo:
a)      Fevereiro e março, leitura da bibliografia apresentada como fundamentação do projeto;
b)      Abril, realização da pesquisa participante na instituição de ensino, de acordo com o relato feito nesta etapa;
c)       Maio e Junho redação final do texto e entrega do relatório.
Espero, com estas orientações, poder colaborar com a etapa final deste processo de aprendizagem.

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