segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

HOMILIA PARA O DIA 20 DEFEVEREIRO 2011


  DOMINGO DO TEMPO COMUM

Leituras: Levítico 19,1-2.17-18; Salmo 102(103);
1Coríntios 3,16-23; Mateus 5,38-48.

Vivemos numa sociedade que, bastantes vezes, se manifesta violenta. Com certa frequência os responsáveis pela segurança pública orientam àqueles que são vítimas de algum tipo de ameaça a não reagir diante das provocações. É bem provável que nós mesmos tenhamos já experimentado momentos nos quais responder à altura uma determinada atitude agressiva redunda numa outra agressão ainda maior. E assim por diante.
Pois é desta realidade que falam as leituras deste domingo. Não reagir com uma resposta que pode parecer adequada diante de alguma ofensa, injuria, ou até agressão. A Lei que vimos no livro do Levítico se conclui com um pedido tácito: “Não se vingue, nem guarde ódio. Lembre-se eu sou o seu Deus”.
Com o Salmista nós também elevamos um louvor a Deus porque ele fez maravilhas para com o seu povo e ao mesmo tempo  fica reforçado o convite para que façamos a mesma coisa.
São Paulo continua falando para a comunidade de Corinto e reitera um pedido que vem fazendo com diferentes exortações. Hoje ele insiste: os conflitos sejam resolvidos com discernimento e sabedoria. E aponta a falta de diálogo como a responsável pela destruição das comunidades.
O que foi dito nas duas primeiras leituras é aplicação prática do ensinamento de Jesus: “Nada de pagar na mesma moeda”! Nada de aplicar a mesma violência, os mesmos métodos daqueles que parecem abusar da sua condição, pelo contrário diz Jesus: A força do amor é o jeito de agir de Deus e o  que deve conduzir as relações humanas.
Sejam santos como o Pai de vocês é  Santo! Portanto, nesta sociedade marcada por tantas dificuldades nos relacionamentos e pela falta de respeito entre as pessoas certamente o agir cristão fará a diferença.
Estamos aqui com a vocação de sermos semelhantes a Deus peçamos, pois que seus ensinamentos se tornem verdade no agir nosso de cada dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário