sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

HOMILIA PARA O DIA 27 DE FEVEREIRO


 VIII DOMINGO DO TEMPO COMUM
Leituras: Isaias 49, 14-15; Salmo 61(62);
1Coríntios 4,1-5; Mateus 6,24-34.

Dentre as imagens marcantes desta semana se pode mencionar o desespero da mãe que teve seu veículo furtado com a criança no seu interior. No final da reportagem as palavras da mãe não poderiam ser melhores: “Para mim anjo foi a pessoa que salvou o meu filho”.
Em outras palavras, tanto a mãe quanto aqueles que colaboraram para o final feliz do episódio certamente bem compreenderam a presença de Deus e a força que ele dá quando se trata de empenhar-se pelo bem de alguém ou de alguma criatura sua.
É neste sentido que o Profeta Isaias conclui o texto que ouvimos hoje: “Ainda que uma mãe se esqueça do seu filho, Deus jamais se esquecerá”. É por isso que nós rezamos no Salmo: “Só em Deus minha alma encontra repouso”.
E neste sentido, São Paulo, depois de recomendar à comunidade de Corinto que não faça juízos, que não forme grupos para disputar poder entre si, recorda também que há um único a quem se deve prestar contas: Deus!
No Evangelho, Jesus continua fazendo recomendações e indicando atitudes para reconhecer o Reino de Deus e a principal delas é “buscar a Justiça do Jeito de Deus, o resto tudo virá por acréscimo”.
Esta síntese do ensinamento de Jesus, e de toda a Palavra que ouvimos neste domingo certamente pode ser aplicada a cada de nós. Aqui viemos manifestando sim o desejo de saciar nossa fome e nossa sede dos bens que não se acabam. Aqui viemos para um momento de fraternidade e de comunhão, nos alimentamos da Palavra e da Eucaristia. Encontramo-nos com nossos irmãos e irmãs.
Renovamos nossa fé e acreditamos que por meio disso será possível transformar as relações humanas, muitas vezes marcadas pelo egoísmo e a ganância e uma comunidade do diálogo, do perdão, da solidariedade, da esperança e acima de tudo que confia na Providência de Deus, sem deixar de fazer a sua parte para que tudo de bom aconteça.
Rezemos, pois, para que o Senhor nos ajude nesta missão importante e necessária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário