quinta-feira, 17 de março de 2011

HOMILIA PARA O DIA 20 DE MARÇO DE 2011


SEGUNDO DOMINGO DA QUARESMA 2011

As catástrofes ambientais que se sucederam em diversas partes do mundo nos últimos dias nos ajudaram a perceber e examinar nossas atitudes em relação a preservação e a qualidade de vida para as próximas gerações. Diante de todo o sofrimento porque passam sociedades inteiras, algumas palavras são repetidas em abundância, entre elas ressoam com muita força: Recomeçar, Solidariedade, Ir para frente, Coragem e assim por diante.

Embora não explícitas as mesmas expressões podem ser lidas nos textos bíblicos que ouvimos neste domingo. Para Abrãao ressoa o convite: “Farei de ti um grande povo e te abençoarei: engrandecerei o teu nome, de modo que ele se torne uma bênção. Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem”. O texto serve como uma palavra de esperança e de coragem diante de todas as provações pelas quais passava Abrãao na sua terra, de onde foi convidado a sair.
São Paulo na carta a Timóteo insiste: “Sofre comigo pelo Evangelho, fortificado pelo poder de Deus. Pela manifestação de nosso Salvador, Jesus Cristo. Ele não só destruiu a morte, como também fez brilhar a vida e a imortalidade”. Ou seja, vamos recomeçar, Deus se fez solidário diante dos sofrimentos e provações.
No texto do Evangelho é Jesus mesmo quem se recusa a permanecer na montanha, por mais que seja um lugar onde o sofrimento não exista e a proximidade de Deus pareça ser muito evidente, por meio dos sinais teofânicos expressos na nuvem, na voz vinda do céu, nas pessoas de Moisés e Elias. Enquanto Pedro está decidido a permanecer por aí Jesus declara: “Levantai-vos, e não tenhais medo”.

Estas exortações são dadas também para nós neste domingo e servem como um convite à penitência e a conversão, atitudes próprias do tempo da quaresma. É importante e necessário admitir que boa parte  da fragilidade que nossa sociedade experimenta é resultado do uso indevido que temos feito de nossa liberdade. E fruto da irresponsabilidade em relação à preservação do planeta e da pouca preocupação com o futuro da humanidade. A hora não é de ficar parado. Diante da Criação que geme em dores de parto somos convidados como Abrãao, como os apóstolos e fortalecidos a exemplo de Tímóteo  Coragem! Vamos pra frente.
O monte Tabor, onde como Jesus, também nós, experimentamos Deus, pode ser comparado a esta reunião de irmãos na qual  partilhamos a Palavra, a Eucaristia, e nos exercitamos na solidariedade.
Aqui rezamos com o Salmista: Sobre nós venha, Senhor, a vossa graça, venha a vossa salvação!
Temos confiança que o “Senhor pousa o olhar sobre os que o temem, e que confiam esperando em seu amor, para da morte libertar as suas vidas e alimentá-los quando é tempo de penúria”.
Que o Senhor  nos ajude e a oração dos irmãos nos fortifique a fim de que nenhuma adversidade possa superar nossa esperança. Afinal de contas  o convite feito a Abrãao e a Pedro é o mesmo dirigido a nós: Levantem-se não tenham medo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário