segunda-feira, 25 de abril de 2011

HOMILIA PARA O DIA 01 DE MAIO 2011


2° DOMINGO DA PÁSCOA
Leituras: Atos dos Apóstolos 2,42-47; Salmo 117,2-4.13-15.22-24 (R.1);
 1Pedro 1,3-9; João 20,19-31

Hoje a comunidade mundial, em todos os sistemas econômicos, celebra o dia do trabalhador. De diversas maneiras as pessoas, pelo seu trabalho, constroem um mundo melhor para todos e obviamente para si mesmos. Sem sombra de dúvida um trabalho realizado com alegria é o melhor testemunho de que vale a pena executar esta ou aquela tarefa. As pessoas gostam de estar em lugares onde se encontram pessoas felizes. A felicidade é sinônima de gente realizada e que acredita naquilo que faz.
Hoje também a Igreja realiza a beatificação do Papa João Paulo II. Em relação a ele também se pode dizer que uma das suas características se constituía em transmitir felicidade. Nos seus pronunciamentos, nas suas viagens, nos encontros com diferentes povos e nações. João Paulo II quebrou paradigmas em relação ao modo de governar a Igreja.  O seu estilo chamou a atenção do mundo inteiro e facilmente suas palavras ganharam credibilidade e aceitação.
Estas duas referências tem profunda ligação com as leituras da Palavra de Deus neste domingo. No texto dos Atos dos Apóstolos lemos que: "Diariamente, todos frequentavam o Templo, partiam o pão pelas casas e, unidos, tomavam a refeição com alegria e simplicidade de coração. Louvavam a Deus e eram estimados por todo o povo. E, cada dia, o Senhor  acrescentava ao seu número mais pessoas que seriam salvas."
Já a carta de Pedro reafirma que: "Graças à fé, e pelo poder de Deus, vós fostes guardados para a salvação que deve manifestar-se nos últimos tempos. Isto é motivo de alegria para vós,  embora seja necessário que agora fiqueis por algum tempo aflitos, por causa de várias provações."
E no Evangelho, os discípulos comemoram e contam com alegria o que está acontecendo, o que veem e o que experimentam com a Ressurreição de Jesus. A afirmação categórica: “Nós vimos o Senhor”. Não deixa dúvida que se trata de um grupo de pessoas realizado e feliz, eles acreditam naquilo que fazem.
A esse estilo de vida a liturgia deste domingo convida cada um de nós. Embora sem ter vivido a experiência pessoal do Cristo ressuscitado, a convicção que temos de que o testemunho recebido é verdadeiro deve nos fazer gente feliz, pessoas que acreditam que o mundo pode ser melhor. Por isso rezamos também no Salmo: “Esse é o dia que o Senhor fez para nós. Alegremo-nos e nele exultemos."
Esta reunião de irmãos é um sinal  evidente daquilo que acreditamos e pela Eucaristia e a Palavra nos fortalecemos no testemunho e na concórdia.

Um comentário: