segunda-feira, 11 de abril de 2011

HOMILIA PARA O DIA 17 DE ABRIL DE 2011

DOMINGO DE RAMOS E DA PAIXÃO DO SENHOR

Leituras: Procissão - Mt 21,1-11; Missa: Is 50,4-7;
 Sl 21,8-9.17-18a.19-20.23-24 (R.2a);  Fl 2,6-11; Mt 26,14-27,66.

Não há porque duvidar que o gesto de apresentar os ramos para ser abençoado, com eles acenar e proclamar que acreditamos em Jesus Cristo e na sua Palavra, é testemunho suficiente e que confirma nossa disposição de continuar caminhando com Jesus.
Nos últimos 40 dias, tempo da quaresma, viemos nos preparando para celebrar a Páscoa, a vitória da vida. Eis que o dia se aproxima! Ouvindo os evangelhos fomos confirmando nossa disposição de proclamar com os personagens envolvidos a cada domingo: “Eu creio que tu és o Cristo, o Filho de Deus!”.
Embora com tonalidades distintas, os dois textos do Evangelho, hoje proclamados, reforçam a mesma condição: Jesus é o novo  Rei. Nesta condição não teria necessidade de passar pela dor e o sofrimento, entretanto sua condição divina, sua disposição em cumprir as profecias o levam a proclamar com toda a sua convicção: “Pai não se faça a minha, mas a tua vontade”.
O convite desta celebração, para nossa reflexão e norte para o cotidiano ficou expresso no salmo que rezamos. Ou seja, como Jesus, provado pelo sofrimento  e  apesar de tudo proclamar:
Vós, porém, ó meu Senhor, não fiqueis longe,
ó minha força, vinde logo em meu socorro!
Anunciarei o vosso nome a meus irmãos
e no meio da assembléia hei de louvar-vos!
Vós que temeis ao Senhor Deus, dai-lhe louvores,
glorificai-o, descendentes de Jacó,
e respeitai-o toda a raça de Israel!
Nas celebrações da semana santa, acompanhemos o Senhor, não para gritar como fizeram os Judeus em Jerusalém, mas prostremo-nos diante dele com a certeza que sua presença no meio de nós nos faz discípulos e missionários para os novos tempos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário