sexta-feira, 15 de abril de 2011

HOMILIA PARA O DIA 22 DE ABRIL DE 2011


SEXTA FEIRA DA PAIXÃO
Leituras:  Isaias  52,13 - 53,12; Salmo 30,2.6.12-13.15-16.17.25 (R.Lc 23,46);
Hebreus  4,14-16; 5,7-9;  João 18,1-19,42.

Mesmo diante do secularismo da modernidade, é rara a casa dos cristãos que não ostente em lugar de destaque uma cruz. Dentre os pingentes que usamos, muitas vezes até como adereço, de longe a cruz supera todos os demais. Muitas vezes, é bem provável, nem sejamos capazes de saber com clareza as motivações para isso.
Mas de uma coisa temos certeza:  JESUS VEIO AO MUNDO PARA NOS SALVAR E, PARA TAL FOI PREGADO NUMA CRUZ.  A Bíblia ensina que o primeiro ser humano, a quem chamamos Adão, fez o pecado a partir de uma árvore. Jesus Cristo, o Deus, que se fez homem, nos garantiu a salvação a partir de uma árvore. O que era pecado é agora salvação.
A longa Narrativa da condenação e morte de Jesus que lemos na celebração desta sexta feira  é uma afirmação da convicção que Jesus tinha de que sua morte não consistiria num ponto final da sua missão, mas numa entrega que seria vitoriosa com a ressurreição no terceiro dia. O ato de Jesus é um convite para que todo tenha a coragem de gastar os nossos dias por causas nobres e respeitosas, por mais que esta decisão seja sofrível e cause até medo, podemos ter certeza: Na hora das provações Deus não nos abandona!
A ideia que Deus não esquece os que nele confiam está também relatada nas duas leituras do Profeta Isaias e na Carta aos Hebreus. Quem encara os desafios com lealdade pode proclamas com o salmista, como nós fizemos hoje:  Tu és o meu Deus, na tua mãos está o meu destino!
Nesta celebração da Paixão coloquemos abertos às dores e provações de todas as criaturas e peçamos coragem para agir a fim de que a paixão do mundo diminua e se transforme em ressurreição e vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário