sexta-feira, 15 de abril de 2011

HOMILIA PARA O DIA 24 DE ABRIL DE 2011


DOMINGO DA RESSURREIÇÃO –
PRIMEIRO DOMINGO DA PÁSCOA

Leituras:  Atos  10,34a.37-43; Salmo 117,1-2.16ab-17.22-23 (R.24); Colossenses 3,1-4; João  20,1-9 (No domingo a noite pode ser lido Lucas 24,13-35).

Pouca coisa causa mais alegria do que convencer-se de algo que tínhamos pouca convicção de que fosse dar certo. Quando a gente acredita que se está no caminho certo, mas parece não haver luz no fim do túnel, muitas vezes, até continuamos caminhando, todavia  não fazemos com entusiasmo, com vibração, com paixão.
Fato semelhante se deu com os discípulos de Jesus.  Até acreditavam que nas promessas do mestre. Mas daí a convencer-se que Ele realmente ressuscitaria tinha ainda um longo caminho. Todas as evidências não pareciam conduzir para a ressurreição.
Para surpresa de todos, eis que ao terceiro dia, quando todas as esperanças estavam por se esgotar eis que Jesus lhes aparece em distintas situações e confiando-lhes diferentes missões e responsabilidades.
Seja para Maria Madalena, e as outras Marias, seja a Pedro e João, seja aos dois anônimos no caminho de Emaús. Em todas as circunstâncias só lhes resta uma atitude: Proclamar por todos os cantos: Verdadeiramente o Senhor Ressuscitou.
E isto que começam a fazer no terceiro dia, foi também assumido pelos outros discípulos e nas diversas outras situações a partir daí.
Dois mil anos já se passaram e agora é a nossa vez. Parece quase impossível que a mãe terra possa parir vida nova. Parece impossível reverter a desenfreada corrida para a morte. Parece impossível acreditar que temos condições de tornar o mundo melhor.
Resta-nos imitar a atitude dos apóstolos e agir de acordo com aquilo que acreditamos, não apenas anunciar com palavras, mas proclamar com a vida e com as obras. “Eu creio Senhor que tu és a ressurreição e a vida”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário