sexta-feira, 22 de julho de 2011

HOMILIA PARA O DIA 24 DE JULHO 2011


17° DOMINGO DO TEMPO COMUM

Leituras:  1Reis 3, 5.-712; Salmo 118,57.72.76-77.127-128.129-130 (R.97a);
  Romanos 8,28-30; Mateus 13,44-52

A globalização econômica, política e social que se estabeleceu nos últimos anos trouxe um sem número de facilidades e preocupações. Uma das exigências do mundo moderno são a esperteza e agilidade em relação à economia. Todos os dias assistem-se a noticias sobre crises econômicas, valorização e desvalorização de moedas. Os responsáveis pela economia dos países precisam estar muito atentos sobre como garantir os melhores resultados para os negócios da sua nação. Tal situação não é diferente para as pessoas em particular. Perceber qual o melhor e mais seguro investimento para as economias é um desafio cotidiano.
Esta realidade bem se pode comparar no que se refere ao Reinado de Deus e tudo o que lhe diz respeito. No Evangelho Jesus compara as coisas de Deus a um tesouro escondido e a uma boa pescaria. Em ambos os casos é pedido a todos a sabedoria e o discernimento para bem escolher o que é de verdadeiro valor e de real importância e aquilo que pode ser escolha insignificante, em resumo, os que se propõe serem discípulos de Jesus são chamados a viver e conhecer os segredos do Reino.
Apresentando estas parábolas no contexto da oração de Salomão Jesus faz entender que a única coisa realmente importante para quem quer discernir será reconhecer a sabedoria que vem de Deus. Tal pedido o sábio faz com firmeza e simplicidade: “dá-me a sabedoria para governar com justiça”.  O que Salomão pediu lhe foi concedido e São Paulo reafirma na segunda leitura: “todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus”.
É neste sentido que tem ainda maior importância a celebração dominical que os cristãos participam. Em cada reunião festiva a comunidade dos crentes reza a fim de que Deus lhe conceda exatamente aquilo que lhe é necessário. Neste domingo, por exemplo, se diz: “Ó Deus redobrai de amor para conosco, para que, conduzidos por vós, usemos de tal modo as coisas que passam e possamos abraçar as que não passam”.
Neste sentido a assembleia reunida reza em uníssono, como o salmista: “Como eu amo ó Senhor, vossa lei, vossa Palavra. Maravilhosos são os vossos testemunhos,eis por que meu coração os observa!”.

Um comentário:

  1. OBRIGADA. É DE GRANDE VALIA QUANDO ALGUÉM NOS AJUDA COMPREENDER A PALAVRA.

    ResponderExcluir