quarta-feira, 27 de julho de 2011

NOVO FORMATO DO BLOG

Caro leitor, ao acessar o meu blog, você percebeu que ele está de cara nova. De longe sou um profissional capaz de bem explorar os meios tecnológicos de comunicação. Ou como se diz as Novas tecnologias de comunicação e informação. Com a ajuda de muitos amigos, aos poucos vamos tentando dar uma cara nova e facilitar também a sua navegação no meu blog. 
Agora, uma vez mais, solicito sua participação por meio de comentários, críticas e sugestões. Na nova formatação do blog, você encontra os ícones com temas que pode ser do seu interesse. Deste modo poderá mais rapidamente acessar o tema que lhe interessar.
Faça seu passeio por aqui. Nossa intenção se aproxima das palavras do Cardeal D. Odilo Scherer escrevendo sobre o VII Mutirão Brasileiro de comunicação. Em um texto intitulado"Evangelização e Comunicação" o cardeal se pronuncia sobre o uso da Internet com as seguintes Palavras: 

"Antes de tudo, existe o fato inquestionável da multiplicidade enorme de novos meios e possibilidades de comunicação, suscitados, sobretudo, pelo avanço da informática e das novas tecnologias da informação. Isso também coloca à disposição da missão da Igreja um precioso instrumental; seria grave não fazer bom uso de tantas possibilidades para a promoção da vida e da missão da Igreja...
No entanto, para a Igreja, a comunicação não é só questão de ter e usar meios e tecnologias de comunicação: mais importante ainda é o conteúdo e a qualidade da nossa comunicação. Temos para comunicar a Boa Nova de Cristo e do Reino de Deus ao mundo e precisamos fazer isso muito bem. O uso dos meios de comunicação para a evangelização não pode ser reduzido a uma informação neutra, mas precisa ser acompanhado pelo testemunho contagiante: “vós sereis minhas testemunhas” (cf Lc 24,48), recomendou Jesus aos apóstolos, depois de os enviar para anunciar o Evangelho a todos os povos (cf Mt 28,19).
O papa Bento 16 tem recomendado com frequência a evangelização através da internet. Não é apenas mais um poderoso “meio” de comunicação, que pode facilitar e ampliar muito a nossa capacidade de evangelização; de fato, trata-se de um novo “ambiente” a ser evangelizado. Mais que “usar” a internet, precisamos estar “na” internet. De fato, a “rede” é como uma imensa e sofisticada praça, muito frequentada por gente que interage com toda sorte de mensagens; todos os “discursos” imagináveis podem ser encontrados nesta praça e há plateia para cada um deles. Alguns podem ser muito belos e construtivos, contribuindo para a dignificação do homem e a edificação do bem comum; outros, nem tanto; e, infelizmente, esta praça também é frequentada por companhias nada recomendáveis e até nocivas…
A Igreja não pode estar ausente no mundo da internet, com seu anúncio e testemunho. E isso precisa ser feito de muitas maneiras, para alcançar o maior número de interessados". 

Oxalá esta página possa contribuir com a Evangelização e com a formação humana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário